/ Inside Sales

Como motivar a equipe de vendas da sua empresa em 6 passos

O crescimento de uma empresa é fruto, dentre tantos motivos, de processos otimizados e de funcionários de alta performance. Sem o segundo aspecto, no entanto, nenhum processo é realizado. Por isso, entender como motivar a equipe de vendas é uma capacidade indispensável para os gestores desse setor.

Um gerente de vendas, enquanto líder, tem a obrigação de garantir que seu time atinja mais e melhores resultados. Por isso, é essencial que eles entendam que prezar pela humanidade e pelos relacionamentos é o ingrediente certo para ter uma equipe engajada.

Trabalhar em um ambiente que estimule o crescimento profissional e pessoal é o sonho de qualquer colaborador. Portanto, você, gestor, precisa criar um ambiente aberto ao diálogo.

A raiz de uma equipe motivada está nas lideranças que enxergam o ser humano além do profissional, preocupando-se com sua capacitação e a qualidade de vida.

Palestras motivacionais, happy hour, “funcionário do mês”… é claro que essas estratégias são efetivas, mas existem outras estratégias que também são capazes de elevar o engajamento da sua equipe!

Entenda como motivar a equipe de vendas da sua empresa em 6 passos:

  1. Dê suporte para as negociações

Por mais que a expertise de vendas seja um talento e fruto de muito esforço dos funcionários, ela pode ser potencializada com o apoio dos gerentes.

É acompanhando as ações e oferecendo suporte aos vendedores que os gestores entendem as motivações das boas vendas e as reais necessidades dos clientes.

Por isso, um gestor deve prezar por encontros periódicos (diários, semanais, quinzenais, mensais), para avaliar o índice de vendas e oferecer suporte e compartilhar experiências para o crescimento da equipe.

Mas dar suporte não está restrito aos encontros. Talvez a maneira mais rica está na capacitação!

Treine muito seus funcionários para que eles dominem todos os detalhes sobre seus produtos, processos e sistemas.

Um funcionário que entende a solução que vende é capaz de vestir a camisa da empresa diante de um cliente.

Nunca deixe seu vendedor de mão abanando diante dos consumidores. Não economize na hora de construir um portfólio para que ele possa conquistar novos clientes.

Deparar-se com burocracias e restrições extremas para negociar é capaz de desmotivar qualquer vendedor. Portanto, torne seus processos comerciais mais simples.

Aposte também em um sistema de comunicação ágil para fornecer informações e históricos de compras dos clientes.

  1. Ofereça autonomia

É a equipe de vendedores que entende os cenários, novidades e tendências do mercado. Por isso, valorize-os e lhes dê autonomia para sugerir mudança nos produtos e no atendimento.

Os vendedores são os olhos do cliente na empresa, portanto, entenda quando ele pedir agilidade, por exemplo. Exija dos funcionários internos mais rapidez na apresentação de propostas e no cumprimento de contratos já fechados.

Integre a sua equipe de vendas com a parte produtiva. Crie canais de comunicação que permitam que seus vendedores tenham fácil acesso aos departamentos.

Exija ainda que toda a equipe mantenha o setor de vendas informados sobre quaisquer imprevistos e mudanças na produção e dê autonomia para que os vendedores questionem e peçam atualizações.

Dar autonomia também é saber enxergar a individualidade de cada membro. Considere suas qualidades e busque desenvolvê-las. Assim, é possível ultrapassar os limites de uma relação superficial.

  1. Crie uma cultura de feedbacks

Não só no campo das vendas, mas em qualquer setor, os erros são sempre julgados e os acertos costumam ser pouco exaltados.

É preciso reconhecer mais as vitórias da sua equipe de vendas, por meio de uma cultura de feedbacks positivos. Evite críticas destrutivas e elogie cada grande venda fechada.

Saber reconhecer e agradecer à equipe também é talento de um líder. Portanto, vibre com as conquistas dos vendedores e participe de suas realizações.

  1. Construa um ambiente propício ao conhecimento

Um dos maiores poderes do conhecimento é a motivação. Portanto, invista em treinamentos técnicos, bibliotecas e cursos online para os seus funcionários.

Palestras e cursos que abordam relações pessoais, gestão de tempo, relacionamento familiar, planejamento financeiro pessoal e qualidade de vida são capazes de garantir o crescimento do seu funcionário enquanto pessoa.

Um ambiente propício ao crescimento, ao estudo e compartilhamento de experiências é a melhor maneira de manter seus vendedores no seu negócio e não perder os talentos para outras empresas.

  1. Estabeleça metas reais e ofereça benefícios

Não vale a pena definir metas de vendas surreais para que seus funcionários trabalhem muito e alcancem grandes resultados “próximos do impossível”.

Se você quer saber como motivar a equipe de vendas, defina metas desafiadoras, mas reais, ou seja, passíveis de serem alcançadas.

Quando alcançadas, ofereça benefícios aos seus vendedores. Ofereça comissões, bonificações, prêmios, brindes ou destaque perante os colegas.

  1. Como motivar a equipe de vendas: aposte na confiança

Uma equipe motivada confia e acredita nos seus líderes. E como ganhar essa confiança? Por meio da transparência e da responsabilidade.

Pague comissões no tempo certo, não se esqueça de conceder os benefícios prometidos e deixe claro que os gerentes assumem junto do setor de vendas quaisquer erros e acertos.

Trabalhar na área de vendas exige muita resiliência dos funcionários – são muitas respostas negativas recebidas, que podem influenciar no rendimento do vendedor. Por isso, considere folgas e valorize as horas extras que eles cumprem.

Viu como é fácil aprender como motivar a equipe de vendas?

Pessoas amam ser reconhecidas no trabalho. Portanto, esteja sempre parabenizando seu time, ofereça palavras de conforto e tenha atitudes que estimulem melhores resultados. O carinho e a empatia valem tanto ou até mais que um bônus.

Adotar esses passos no dia a dia e sempre buscar novas estratégias de motivação é o melhor caminho para criar um senso de pertencimento entre os colaboradores!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais