Como melhorar a comunicação dentro da empresa?

Uma comunicação saudável e eficiente é imprescindível para o sucesso de qualquer organização, independente do seu tamanho e área de atuação. Manter boas práticas de comunicação interna é fundamental para potencializar os resultados, estimular um ambiente de trabalho agradável e manter a equipe motivada.

Isso porque, quando as informações são transmitidas de forma clara, garantindo a compreensão do interlocutor e sem ruídos, vários problemas e mal-entendidos são evitados.

Quer saber como melhorar a comunicação dentro da empresa? Confira as dicas que separamos para você!

Evite ruídos para melhorar a comunicação dentro da empresa

Uma das questões que mais atrapalha a comunicação interna são os ruídos e as conversas informais, também conhecidas como “rádio peão“. Desta forma, é fundamental sempre garantir que a equipe entenderá bem a mensagem e que a mesma não deixará dúvidas.

Além disso, é importante que as informações relevantes cheguem aos funcionários através de meios de comunicação interna formais — assim, você evita que fofocas e especulações se espalhem. Imagine, por exemplo, o transtorno de um colaborador saber que será desligado da organização através dos seus colegas.

Porém, se os boatos já estiverem acontecendo, é preciso ser verdadeiro com a equipe e fazer os esclarecimentos necessários.

Estimule o cumprimento de metas

Valorizar os funcionários é de suma importância, principalmente quando eles desempenham suas atividades com sucesso. Uma boa sugestão é estabelecer um sistema que valorize o cumprimento de metas, seja através de premiações ou comissões para quem alcance os objetivos estabelecidos.

Para que essas medidas sejam efetivas, garanta que todos saibam de forma clara quais são as normas, para que elas sempre sejam cumpridas à risca.

Nessa tarefa, as OKR’s podem ajudar a sua empresa. A metodologia OKR, sigla para Objectives and Key Results, é um modelo de gestão com foco em objetivos e resultados que tem como base a definição e o acompanhamento de metas individuais e coletivas. Nós escrevemos um artigo sobre as OKS’s, clique aqui e confira.

Conheça melhor os seus colaboradores

Muitas vezes os colaboradores têm uma visão deturpada do líder. Por isso, é preciso que estes profissionais se aproximem mais dos seus colaboradores, para que se conheçam melhor.

Dentre as possibilidades que podem promover essa aproximação, estão as reuniões informais, por deixarem a formalidade um pouco de lado. Outra opção é aproveitar o momento do café para estimular esta ligação mais próxima com a equipe, ou, ainda, circular mais pela empresa.

Para melhorar a comunicação dentro da empresa, é fundamental conhecer muito bem o seu público interno da organização.

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é uma grande aliada para melhorar o clima organizacional, uma vez que ela ajuda a eliminar ruídos, promover a circulação eficaz de informações relevantes, além de engajar, motivar e reter os funcionários.

Crie canais de comunicação interna que permitam a interação com os colaboradores. Quando for estabelecer quais são os meios mais funcionais para a sua empresa, tenha cuidado e fiquei atento às suas reais necessidades.

Afinal, investir em uma TV corporativa não faz sentido se os funcionários não têm tempo para assisti-la, assim como a comunicação por e-mail só será eficaz se todos tiverem acesso ao mesmo.

Contar com profissionais qualificados para estabelecer um plano de comunicação interna eficaz pode ser a solução para essa situação.

Utilizar comunicadores internos é uma ótima forma de melhorar a comunicação dentro da empresa. Essa ferramenta conta com vários recursos como conversa por mensagens de texto, voz e vídeo, fórum de discussão, grupos de conversação, agenda, compartilhamento de arquivos. Vários recursos em lugar só, para facilitar a comunicação e otimizar o tempo dos seus colaboradores.

Fortaleça e dissemine a cultura organizacional

Uma empresa é feita de várias pessoas diferentes, cada uma com sua cultura, suas crenças e sua personalidade. Garantir bons relacionamentos apesar de todas essas diferenças presentes no ambiente de trabalho é um desafio.

Para ajudar a sua empresa nessa tarefa é fundamental fortalecer e disseminar a cultura organizacional. Ela é o conjunto de crenças, valores e hábitos, definidos a partir de atitudes e normas, compartilhados por todas as pessoas que fazem parte da organização.

Aspectos fundamentais para a gestão corporativa estão baseados na cultura organizacional, como conjuntos de políticas, procedimentos e regras, além de valores, princípios e objetivos. Através da cultura, a empresa transmite seus ideais e padrões de atuação, criando uma certa personificação do negócio.

Quando a cultura de uma empresa é saudável, os colaboradores são mais engajados com os objetivos da empresa, o trabalho em equipe é eficiente, e logo, o desempenho da organização é melhor e a satisfação dos clientes aumenta. Vale lembrar que não basta estabelecer uma cultura organizacional, é preciso dissemina-la na empresa.

Dê sempre feedbacks

Estabelecer a cultura de feedbacks é essencial para melhorar a comunicação dentro da empresa. Desse modo, é viável analisar o desempenho dos colaboradores e dar a eles a oportunidade de saberem exatamente onde podem melhorar.

Além disso, é importante estimular que os funcionários busquem aperfeiçoar os pontos destacados para que os feedbacks sejam de fato eficientes.

Melhorar a comunicação dentro da empresa é um grande desafio para os líderes. Porém, por meio de simples atitudes é possível ter grandes resultados.

Ao definir as estratégias, tenha sempre em mente: é fundamental ser claro e objetivo ao levar as informações, ficando sempre atento às particularidades da empresa e da equipe.

Como é a comunicação dentro da sua empresa? Quais práticas e ferramentas vocês utilizam? Enriqueça o nosso artigo compartilhando sua experiência e suas dúvidas, através dos comentários.

E para ficar por dentro das melhores práticas de comunicação para a empresa, siga a nossa página no Linkedin.

Por Talita Maria