Como disseminar uma cultura organizacional

A cultura organizacional é de extrema importância para uma empresa. Ela é o conjunto de crenças, rituais, hábitos, valores, atitudes, normas e expectativas da organização, sendo capaz de motivar os funcionários e influenciar no desempenho da empresa, refletindo diretamente na satisfação dos clientes. Quer saber como disseminar uma cultura organizacional? Confira as dicas que separamos!

Saiba quais são os valores e missão da empresa

Diversos elementos influenciam na cultura organizacional. A possibilidade de demissão, que pode gerar medo, ou a valorização do profissional, que pode gerar motivação, são alguns exemplos. Desta forma, é importante definir qual é a missão, visão e valores da empresa, além de incentivar a comunicação organizacional e investir em ferramentas para disseminá-la.

É importante ressaltar também que é fundamental que o comportamento dos gestores vá de encontro com a cultura da organização. Afinal, este é o melhor exemplo para os colaboradores. Não adianta estabelecer valores e agir contra eles. As ações sempre se destacam mais do que aquilo que está escrito.

Leve a informação até seus funcionários

É preciso que os colaboradores se sintam familiarizados com a organização. Para isso, é preciso disseminar a cultura organizacional, levando a eles informações como o que é a empresa, seus objetivos, o que ela representa, quem são os seus clientes, sua missão, visão e valores, entre outras informações relevantes, através de treinamentos e palestras constantes.

Identifique os pontos fortes e fracos

É preciso melhorar continuamente a cultura organizacional de uma empresa. Para isso, é preciso sempre avaliá-la e analisar seus pontos fracos e fortes, além das oportunidades que ela proporciona. Além disso, é aconselhável identificar quem são os colaboradores que possuem mais influência sobre os colegas. Assim, é possível utilizar esta influência para melhorar e disseminar ainda mais a cultura organizacional, diminuindo a distância entre a cultura organizacional formal, aquela estabelecida pela empresa, e a informal, que é o comportamento real das pessoas.

Use a comunicação interna como disseminadora da cultura organizacional

A comunicação interna pode ajudar a fortalecer e disseminar a cultura organizacional em uma empresa. Para isso, é preciso estabelecer formas de levar as informações relevantes aos colaboradores, evitando a “rádio peão”. As organizações devem desenvolver estratégias de comunicação interna que alinhem o discurso transmitido às interpretações do público, de forma a evitar ruídos.

Sendo assim, a comunicação interna deve ter como base a cultura organizacional. Para isso, a empresa deve montar um plano de comunicação interna, definindo claramente quais são os objetivos com essa estratégia e qual será a melhor forma de se comunicar com o público e alcançar as metas estabelecidas.

Outra necessidade é estabelecer uma comunicação de mão dupla com os colaboradores, mostrando a eles que a opinião de cada um é importante para a empresa e, com isso, estabelecendo meios de receber feedbacks.

Lembre-se: estabelecer uma cultura organizacional e disseminá-la em uma empresa é fundamental para alinhar as atitudes dos colaboradores com a missão, visão, valores e objetivos da organização. Afinal, a cultura organizacional influencia diretamente no atendimento ao cliente e no posicionamento da empresa no mercado.

Gostou das nossas dicas e quer melhorar a comunicação organizacional da sua empresa? Fale com a gente através dos comentários e conheça as soluções da Moblife!