/ Atendimento

Saiba como atender bem com esses 7 segredos infalíveis

A qualidade no atendimento com certeza é um elemento indispensável para que qualquer empresa alcance os resultados desejados. Mas como atender bem?

Esse é um dos maiores desafios das empresas de hoje frente à crescente competitividade do mercado.

O consumidor atual, ao adquirir um produto ou serviço, se depara com diferentes possibilidades e, muitas vezes, o atendimento será determinante na sua escolha.

O relatório da Global State of Multichannel Customer Service mostrou que 62% dos consumidores já desistiram de concretizar uma venda, ou realizar um negócio, com empresas devido ao mau atendimento.

O resultado da pesquisa presente nesse relatório nos mostra claramente a importância de saber como atender bem.

O atendimento se dá nos momentos de interação entre o cliente e empresa. Logo, não falamos de atendimento somente no ato da compra do produto ou serviço.

O atendimento também ocorre em qualquer momento do pós-venda em que o cliente entra em contato com a empresa ou vice-versa.

O cliente pode entrar em contato com a empresa com o objetivo de sanar alguma dúvida ou até mesmo para realizar alguma reclamação.

Ou a empresa pode entrar em contato com o cliente para oferecer um certo follow-up do serviço ou ainda para aplicar uma rápida Pesquisa de Satisfação.

De um jeito ou de outro, a interação entre cliente e empresa ocorrerá e isso define o atendimento e, consequentemente, a experiência do cliente também.

A importância de saber como atender bem

Em todos momentos citados anteriormente, a excelência em atendimento deve ser priorizada para que a satisfação do cliente seja uma verdade e não apenas um desejo por parte da empresa.

Independente de qual for o objetivo dessa interação. o cliente deve ser bem atendido. Sempre. Prezar pelo bom atendimento é bom para o cliente e para a empresa.

Para o cliente, o bom atendimento garante satisfação e uma experiência positiva e encantadora.

Com um bom atendimento, o cliente dá mais credibilidade para a empresa e até mesmo cria um laço de confiança com ela.

Para a empresa, saber como atender bem é importante justamente porque o cliente ficará satisfeito.

Mas ainda além da satisfação do cliente ser algo positivo por si só, um cliente satisfeito faz muito por uma empresa. Ele atua como um defensor da sua marca e até mesmo vai indicá-la para amigos e familiares.

Com isso, a base de clientes da empresa aumenta apenas através da prática de como atender bem. Interessante, não é?

Fidelizar um cliente custa menos que investir em captação de novos clientes e por isso saber como atender bem é tão importante. O segredo do sucesso está no atendimento!

Por esse motivo, foque em como atender bem e você verá a sua empresa alcançando resultados antes inimagináveis.

7 segredos de como atender bem

Falamos um pouco sobre atendimento e da importância de saber como atender bem. Mas vamos ao que interessa, não é mesmo? A parte prática.

Todos que querem sucesso querem saber como realizar um bom atendimento e nós temos segredos infalíveis para te contar para que isso seja possível para a sua equipe de atendimento.

1. Seja cortês

O bom atendimento não vai existir se não houver educação por parte do atendente. É necessário agir com consciência e sem preconceito.

Todos os clientes devem ser atendidos da mesma forma: com alto nível de excelência.

Independentemente de sua aparência ou poder aquisitivo, os clientes devem sempre ser bem tratados durante o atendimento.

2. Automatize seus processos

A automatização de processos de atendimento é extremamente útil porque cria tempo para uma das coisas mais preciosas em um atendimento: relacionamento com o cliente.

Com processos automatizados ganha-se em praticidade e economia de tempo. Além disso, é possível garantir maior organização das informações durante todo o processo.

3. Ofereça um atendimento humanizado

A humanização do atendimento com certeza é um dos maiores segredos sobre como atender bem.

É preciso equilibrar a automatização dos processos dita logo acima com o atendimento humanizado.

A automatização é muito importante e não exclui a humanização. Essa segunda característica do bom atendimento é importante para que o cliente se sinta valorizado.

O atendimento humanizado pode ser definido pela atenção e dedicação transmitida especificamente àquele cliente. Assim ele sente maior segurança e credibilidade em relação à empresa.

4. Admita seus erros

Erros acontecem. Estamos suscetíveis a cometer erros a todo momento, faz parte de quem somos.

Isso não significa que não podemos buscar melhorar sempre, e para que isso seja possível, admitir o erro cometido é o primeiro passo.

Se errou, admita isso para o seu cliente e peça desculpas. Com certeza ele vai olhar para a empresa de outra forma.

5. Conheça o seu cliente

Saber como atender bem consiste em entender bem o seu cliente. Quando você conhece o seu cliente, você sabe coisas importantes sobre ele.

Você sabe o que ele gosta, quais são suas características e preferências.

A partir desse conhecimento é possível fazer muitas coisas que serão significativas para o cliente e que vão ajudar na construção de um relacionamento entre a empresa e o cliente.

6. Crie tempo para o seu cliente

Pode parecer uma coisa muito simples, mas se você quiser saber como atender bem é preciso ficar atento à disponibilidade de tempo que é entregue ao cliente durante o atendimento.

Se o cliente está comprando um produto ou serviço, ou ainda buscando sanar alguma dúvida, ele não quer que o apressem ou que ele seja atendido de forma corrida.

Ele quer total atenção do atendente ao que está acontecendo naquele momento.

7. Mude as regras se necessário

Quer saber como atender bem? Seja flexível! Se um cliente regular te fizer um pedido especial que não é algo de costume da empresa realizar, pense antes de negar.

Com certeza os seus clientes vão ter um outro olhar sobre a empresa e vão admirar a visão à longo prazo da marca e também o zelo pelo relacionamento entre as partes envolvidas.

Como atender bem não é um bicho de sete cabeças! Coloque esses segredos em prática, dissemine a cultura do bom atendimento na sua empresa e baixe o e-book gratuito O Guia Completo do Atendimento de Sucesso para aprender ainda mais!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais