/ Inside Sales

Cold Calling 2.0: 6 templates para você utilizar em outbound

Você sabe o que é cold calling 2.0? O cold calling 2.0 é uma técnica de prospecção ativa de clientes que utiliza o disparo de e-mails personalizados para atração do prospect.

Ela é muito utilizada no outbound marketing, pois é um método que permite que seu vendedor entre em contato com o prospect sem nunca ter feito isso antes.

E acredite, se você aplicar o cold calling 2.0 corretamente , o consumidor não achará que você está sendo invasivo, pelo contrário, achará que você está ajudando.

No artigo de hoje, vamos te mostrar 6 templates que você pode utilizar para aplicar cold calling 2.0 sem erro. Mas, antes disso, vamos te explicar melhor esse conceito.

De onde surgiu o conceito de cold calling 2.0

O cold calling 2.0 é uma evolução do cold calling , que é uma ligação feita para uma pessoa sem nunca ter conversado com ela antes disso.

O conceito de cold calling 2.0 foi apresentado no livro Receita Previsível (título original: Predictable Revenue) de Aaron Ross.

Essa nova técnica de vendas outbound tem sido implementado em empresas de todo o mundo e promete muito mais resultados que sua versão anterior.

Entenda a diferença:

  • Cold Calling: não segmentado, geralmente utilizado por empresas B2C, foco no produto, script de vendas engessado;
  • Cold Calling 2.0: segmentação estratégica, geralmente utilizado por empresas B2B, foco no cliente, script de vendas flexível que se transforma em uma conversa.

As práticas do cold calling 2.0 parece mais interessantes, não é mesmo?

O cold calling 2.0 e a revolução do outbound

Por mais que hoje em dia o inbound seja muito falado, o outbound não morreu e ele pode ser uma estratégia bem mais apropriada para alguns tipos de empresas.

O cold calling 2.0 existe quando falamos em estratégias de outbound marketing , nas quais a empresa entra em contato com seus prospects e tenta transformá-los em leads.

No Inbound, a marca oferece conteúdo interessante para o consumidor e procura educá-lo para que ele opte por fornecer seus dados em troca de conteúdo mais aprofundados.

6 templates de e-mail para cold calling 2.0 para você utilizar ainda hoje

Um script de cold calling 2.0 deve ter alguns aspectos que são imprescindíveis para os bons resultados. Entre eles:

  • Chamar o prospect pelo nome;
  • Despertar curiosidade (Quem é este? Por que eu deveria me importar?);
  • Pedir permissão para continuar;
  • Fazer perguntas para conhecer as reais necessidades do consumidor;
  • Ter os próximos próximos passos agendados.

O blog close.io disponibilizou 6 templates de cold calling 2.0 para potencializar as chances de resultado. Para isso, basta trocar os espaços sublinhados pelas variáveis do seu negócio.

Vamos conhecer esses templates a seguir:

Template número 1

Oi, [primeiro nome],

Meu nome é [meu nome] e eu lidero esforços de desenvolvimento de negócios com [minha empresa]. Recentemente lançamos uma nova plataforma que [explicar brevemente meu produto].

Eu estou dando um tiro no escuro aqui, no entanto, com base no seu perfil on-line, você parece ser uma pessoa apropriada para se conectar com [...] ou pode, pelo menos, me apontar na direção certa.

Gostaria de falar com alguém da [nome da empresa] responsável por [lidar com algo relevante para o meu produto].

Se é você, você estaria aberto a uma chamada de quinze minutos em [hora e data] para discutir formas da [nome da empresa] poder ajudar especificamente seu negócio? Se não você, você poderia me colocar em contato com a pessoa certa?

Desde já agradeço,

[Meu nome]

Template número 2

Oi, [primeiro nome],

Espero não o incomodar. Você poderia encaminhar-me para a pessoa responsável por [algo relevante para o meu produto]?

Obrigado pelo seu tempo,

[Meu nome]

Template número 3

Ei, [primeiro nome],

Meu nome é [meu nome] e eu trabalho no [o nome da minha empresa]. Trabalhamos com organizações como [nome da empresa] para [inserir objetivo principal do seu software].

[Benefício em uma única frase].

Você poderia dirigir-me à pessoa certa para falar sobre isso no [nome da empresa] para que possamos explorar se isso geraria valor para sua empresa?

Obrigada,

[Meu nome]

O próximo template é um modelo retirando diretamente da equipe de Predictable Revenue.

Template número 4

Assunto: Você pode me apontar na direção certa?

Ei, [primeiro nome],

Lamento incomodar você. Você poderia ser gentil e me informar quem é responsável por [insira o seu maior ponto de dor aqui que ressoa com seu cliente ideal; OU insira a função como "vendas" ou "recrutamento"] e como eu posso entrar em contato com ele?

Obrigado,

[Meu nome]

Vamos ver agora dois templates de cold calling 2.0 que já não são mais para o primeiro contato.

Neles, o objetivo é estimular o consumidor a tomar uma decisão favorável ao seu negócio ou levá-lo a uma próxima etapa, mais próxima a tomada de decisão.

Template número 5 (venda)

Ei, [primeiro nome],

Espero que este e-mail chegue corretamente! Eu queria entrar em contato porque [explique como obtivemos suas informações de contato e como nos relacionamos com eles: conversamos com um colega, vi sua empresa on-line, etc].

[Nome da empresa] tem uma nova plataforma que ajudará a [nome da organização]. [Uma frase explicando os benefícios]. Fazemos isso através de:

  • Benefício / recurso 1
  • Benefício / recurso 2
  • Benefício / recurso 3 (opcional)

Vamos explorar como o [nome do seu software] pode ajudar especificamente o seu negócio. Você está disponível para uma ligação rápida em [hora e data]?

Aguardo retorno,

[Meu nome]

Template número 6 (venda)

Ei, [primeiro nome],

Espero que este e-mail chegue corretamente! Eu queria entrar em contato porque [explique como obtivemos suas informações de contato e como nos relacionamos com eles: conversamos com um colega, vi sua empresa on-line, etc].

[Nome da empresa] tem uma nova plataforma que ajudará a [nome da organização]. [Uma frase explicando os benefícios].

Eu sei que [seu produto] será capaz de ajudar [nome da empresa] a [insira um benefício de alto valor aqui].

Você está disponível para uma ligação rápida em [hora e data]?

Aguardo retorno,

[Meu nome]

O cold calling 2.0 é um conceito tirado do livro Receita Previsível, onde Aaron Ross mostrou como fez com que a SalesForce faturasse mais de 100 milhões de dólares em vendas. Quer aprender outras práticas compartilhadas pelo autor? Acesse: Receita previsível: saiba tudo o que você precisa saber.

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais