Cold Calling 2.0: 6 templates para você utilizar em outbound
Você sabe o que é cold calling 2.0? O cold calling 2.0 é uma técnica de prospecção ativa de clientes que utiliza o disparo de e-mails personalizados para atração do prospect.
Ela é muito utilizada no outbound marketing, pois é um método que permite que seu vendedor entre em contato com o prospect sem nunca ter feito isso antes.
E acredite, se você aplicar o cold calling 2.0 corretamente , o consumidor não achará que você está sendo invasivo, pelo contrário, achará que você está ajudando.
No artigo de hoje, vamos te mostrar 6 templates que você pode utilizar para aplicar cold calling 2.0 sem erro. Mas, antes disso, vamos te explicar melhor esse conceito.
De onde surgiu o conceito de cold calling 2.0
O cold calling 2.0 é uma evolução do cold calling , que é uma ligação feita para uma pessoa sem nunca ter conversado com ela antes disso.
O conceito de cold calling 2.0 foi apresentado no livro Receita Previsível (título original: Predictable Revenue) de Aaron Ross.
Essa nova técnica de vendas outbound tem sido implementado em empresas de todo o mundo e promete muito mais resultados que sua versão anterior.
Entenda a diferença:
- Cold Calling: não segmentado, geralmente utilizado por empresas B2C, foco no produto, script de vendas engessado;
- Cold Calling 2.0: segmentação estratégica, geralmente utilizado por empresas B2B, foco no cliente, script de vendas flexível que se transforma em uma conversa.
As práticas do cold calling 2.0 parece mais interessantes, não é mesmo?
O cold calling 2.0 e a revolução do outbound
Por mais que hoje em dia o inbound seja muito falado, o outbound não morreu e ele pode ser uma estratégia bem mais apropriada para alguns tipos de empresas.
O cold calling 2.0 existe quando falamos em estratégias de outbound marketing , nas quais a empresa entra em contato com seus prospects e tenta transformá-los em leads.
No Inbound, a marca oferece conteúdo interessante para o consumidor e procura educá-lo para que ele opte por fornecer seus dados em troca de conteúdo mais aprofundados.
6 templates de e-mail para cold calling 2.0 para você utilizar ainda hoje
Um script de cold calling 2.0 deve ter alguns aspectos que são imprescindíveis para os bons resultados. Entre eles:
- Chamar o prospect pelo nome;
- Despertar curiosidade (Quem é este? Por que eu deveria me importar?);
- Pedir permissão para continuar;
- Fazer perguntas para conhecer as reais necessidades do consumidor;
- Ter os próximos próximos passos agendados.
O blog close.io disponibilizou 6 templates de cold calling 2.0 para potencializar as chances de resultado. Para isso, basta trocar os espaços sublinhados pelas variáveis do seu negócio.
Vamos conhecer esses templates a seguir:
Template número 1
Oi, [primeiro nome],
Meu nome é [meu nome] e eu lidero esforços de desenvolvimento de negócios com [minha empresa]. Recentemente lançamos uma nova plataforma que [explicar brevemente meu produto].
Eu estou dando um tiro no escuro aqui, no entanto, com base no seu perfil on-line, você parece ser uma pessoa apropriada para se conectar com [...] ou pode, pelo menos, me apontar na direção certa.
Gostaria de falar com alguém da [nome da empresa] responsável por [lidar com algo relevante para o meu produto].
Se é você, você estaria aberto a uma chamada de quinze minutos em [hora e data] para discutir formas da [nome da empresa] poder ajudar especificamente seu negócio? Se não você, você poderia me colocar em contato com a pessoa certa?
Desde já agradeço,
[Meu nome]
Template número 2
Oi, [primeiro nome],
Espero não o incomodar. Você poderia encaminhar-me para a pessoa responsável por [algo relevante para o meu produto]?
Obrigado pelo seu tempo,
[Meu nome]
Template número 3
Ei, [primeiro nome],
Meu nome é [meu nome] e eu trabalho no [o nome da minha empresa]. Trabalhamos com organizações como [nome da empresa] para [inserir objetivo principal do seu software].
[Benefício em uma única frase].
Você poderia dirigir-me à pessoa certa para falar sobre isso no [nome da empresa] para que possamos explorar se isso geraria valor para sua empresa?
Obrigada,
[Meu nome]
O próximo template é um modelo retirando diretamente da equipe de Predictable Revenue.
Template número 4
Assunto: Você pode me apontar na direção certa?
Ei, [primeiro nome],
Lamento incomodar você. Você poderia ser gentil e me informar quem é responsável por [insira o seu maior ponto de dor aqui que ressoa com seu cliente ideal; OU insira a função como "vendas" ou "recrutamento"] e como eu posso entrar em contato com ele?
Obrigado,
[Meu nome]
Vamos ver agora dois templates de cold calling 2.0 que já não são mais para o primeiro contato.
Neles, o objetivo é estimular o consumidor a tomar uma decisão favorável ao seu negócio ou levá-lo a uma próxima etapa, mais próxima a tomada de decisão.
Template número 5 (venda)
Ei, [primeiro nome],
Espero que este e-mail chegue corretamente! Eu queria entrar em contato porque [explique como obtivemos suas informações de contato e como nos relacionamos com eles: conversamos com um colega, vi sua empresa on-line, etc].
[Nome da empresa] tem uma nova plataforma que ajudará a [nome da organização]. [Uma frase explicando os benefícios]. Fazemos isso através de:
- Benefício / recurso 1
- Benefício / recurso 2
- Benefício / recurso 3 (opcional)
Vamos explorar como o [nome do seu software] pode ajudar especificamente o seu negócio. Você está disponível para uma ligação rápida em [hora e data]?
Aguardo retorno,
[Meu nome]
Template número 6 (venda)
Ei, [primeiro nome],
Espero que este e-mail chegue corretamente! Eu queria entrar em contato porque [explique como obtivemos suas informações de contato e como nos relacionamos com eles: conversamos com um colega, vi sua empresa on-line, etc].
[Nome da empresa] tem uma nova plataforma que ajudará a [nome da organização]. [Uma frase explicando os benefícios].
Eu sei que [seu produto] será capaz de ajudar [nome da empresa] a [insira um benefício de alto valor aqui].
Você está disponível para uma ligação rápida em [hora e data]?
Aguardo retorno,
[Meu nome]
O cold calling 2.0 é um conceito tirado do livro Receita Previsível, onde Aaron Ross mostrou como fez com que a SalesForce faturasse mais de 100 milhões de dólares em vendas. Quer aprender outras práticas compartilhadas pelo autor? Acesse: Receita previsível: saiba tudo o que você precisa saber.