Seguir uma carreira pública é o certo para você?

Frequentemente, ótimas vagas em carreiras públicas são anunciadas, geralmente divulgando logo em seguida um atrativo salário. Responsáveis por movimentar um mercado que não para de crescer, os concursos públicos atraem milhares de pessoas todos os anos, interessadas, sobretudo, na estabilidade e na remuneração acima do mercado.

Mas será que o serviço público é a carreira certa para você? Além da notável dedicação necessária para passar pelo concorridíssimo processo seletivo, um bom servidor público precisa ter um perfil diferente do que normalmente é valorizado na iniciativa privada.

Conheça algumas características da carreira pública que vão ajudá-lo a identificar se essa é a carreira certa para você:

Estabilidade

O maior atrativo do serviço público é a estabilidade. Mas como isso funciona? O funcionário investido no cargo através de concurso público adquire estabilidade quando completa 3 anos de efetivo exercício. A partir daí, ele só pode ser desligado de suas funções (ou exonerado) após sentença judicial com trânsito em julgado — ou seja, após uma sentença definitiva, quando não cabe mais a interposição de recursos.

Salário e benefícios

A remuneração no serviço público é outro fator que atrai muitas pessoas para essa carreira. Variando em torno de R$ 2.000,00 para nível médio e R$ 12.000,00 para nível superior, os salários ainda são acrescidos de benefícios como auxílio alimentação, vale transporte e em alguns casos, gratificações por tempo de serviço ou função.

Flexibilidade

Quem está acostumado à dinâmica das empresas privadas pode estranhar a carreira pública, pois dificilmente você executará alguma tarefa que não seja específica da função para a qual foi contratado. Para quem está acostumado a desempenhar várias tarefas, pode ser entediante permanecer “preso” dia após dia a uma única rotina, executando sempre um mesmo serviço.

Burocracia

Uma das maiores reclamações sobre os serviços públicos é a burocracia. E isso não é diferente para os próprios funcionários: há uma série de regras e procedimentos pré-estabelecidos e que, por vezes, dificultam e emperram o trabalho. Se você tem dificuldade para seguir regras, pode não gostar de ambientes onde há pouco espaço para a autonomia.

Oportunidade de crescimento

Não são todos os cargos que possuem planos de carreira estruturados, por isso, se você se sente estimulado pela perspectiva de crescimento, é bom saber que no serviço público isso nem sempre acontece, já que, para mudar de cargo, é preciso passar por um novo concurso. Ainda que um funcionário contratado para um cargo de nível médio consiga concluir o ensino superior, ele deverá permanecer fazendo as funções de nível médio. Se quiser progredir para um cargo de nível superior, deve concorrer às vagas abertas em concurso público e seu tempo como funcionário público não te garante vantagens sobre os demais.

A carreira pública tem muitos benefícios, mas exige do servidor um perfil bastante específico, diferente do perfil valorizado por empresas privadas. Valores como ambição, criatividade e flexibilidade não são tão reconhecidos no serviço público, o que pode frustrar muitos funcionários. É preciso analisar cuidadosamente esses fatores, pois o investimento de tempo e dedicação para se tornar um servidor é grande e, quanto mais informação você tiver, menos riscos de se frustrar depois.

E você, sabe que tipo de carreira deve seguir? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!