/ Marketing

7 excelentes formas de captar leads sem gastar dinheiro

Encontrar formas eficientes de captar leads é sempre um desejo de empresas que trabalham com funil de vendas. A captação de leads deve ser efetiva para que mais consumidores desçam no funil e se tornem clientes.

Muitas empresas anunciam no Google seus conteúdos para que mais pessoas tenham acesso e aumentem as chances de captar leads.

No entanto, isso gasta dinheiro, e por mais que possa parecer que valha a pena, eu aposto que você preferiria captar esses leads sem gastar nada.

Outra prática muito comum é a compra de e-mails.

Essa é a pior forma de captar leads, ok? Se a sua empresa costuma aderir a essa prática, pare já.

Isso porque, além de você gastar recursos comprando essas listas, aquele consumidor não te deu permissão para entrar em contato com ele. Isso quer dizer que muito provavelmente ele sequer vai abrir os seus e-mails, e pode inclusive te marcar como spam.

Por isso hoje nós vamos te mostrar sete formas de captar leads de maneira orgânica, ou seja, sem gastar nada com isso.

Mas antes, vamos relembrar brevemente o conceito de lead.

O que é um lead mesmo?

Lead nada mais é que um contato que você tem. Captar um lead é inserir esse consumidor no seu funil de vendas.

Mas, na prática, o que isso quer dizer?

Toda vez que você consegue um e-mail, você ganha um lead. A partir do momento que você tem o e-mail daquele consumidor, você pode nutri-lo com conteúdos e levá-lo até o momento da compra.

Na maioria dos casos, o lead é captado desqualificado, ou seja, ele ainda não está pronto para comprar seu produto ou serviço.

Dessa forma, é preciso nutrir esses contatos de forma a fazê-los entender quais são as suas dores e porque a solução apresentada por você é a melhor.

Vamos aprender agora como captar leads de maneira orgânica? Então vamos lá!

7 formas de captar lead sem gastar dinheiro

Antes de começar a nossa lista, vale lembrar que você não precisa utilizar todas essas técnicas para conseguir seus leads, no entanto, quanto mais utilizar, mais leads conseguirá.

Produzindo e-books

E-books são uma excelente forma de captar leads, pois ao mesmo tempo que capta, também começa a qualificar.

Pelo fato do e-book ser um conteúdo bem aprofundado sobre aquele tema de interesse, o consumidor poderá disponibilizar seu e-mail em troca do acesso àquele conteúdo.

Acredite, se ele se interessar pelo assunto, preencherá seu formulário rapidinho e não terá problemas em liberar o e-mail.

Oferecendo cursos por e-mail

Outra forma de captar leads utilizando o conteúdo a seu favor são os cursos via e-mail.

Para o consumidor ter acesso ao curso, obviamente precisará disponibilizar seu e-mail e aí, voilà. você consegue seu lead.

Mas, assim como com os e-books, o conteúdo precisa ser muito interessante para a sua persona, do contrário, ela não aceitará ficar recebendo conteúdo por e-mail e lotando sua caixa de entrada.

Permitindo a assinatura de newsletters

Se você tem um bom blog, cheio de conteúdo interessante, daqueles que realmente ajudam sua persona, seu público acabará assinando sua newsletter.

Não esqueça de colocar um CTA bem chamativo no seu blog para que o visitante possa fazer isso.

Para assinar a newsletter, o consumidor precisará responder um formulário rápido com nome, e-mail e outras informações que você achar interessante.

Dessa forma, você consegue captar leads e de bônus também já ganha outras informações que podem ser úteis na hora de fazer a nutrição desse lead.

Promovendo webinar

Webinar é um dos formatos mais ricos do marketing de conteúdo. Um webinar é uma conferência online, ao vivo, em que um especialista compartilha seus conhecimentos com o público.

Para ter acesso a sala de conferência, o consumidor disponibiliza seus e-mail, tornando-se assim um novo lead para você.

A pessoa que ministrará o webinar falará de conteúdos relevantes para a persona, tirando suas dúvidas e mostrando como solução o seu produto.

Dessa forma, sua marca se coloca como autoridade no assunto, gera leads qualificados e ainda ajuda na retenção de clientes.

Caprichando nas Landing Pages

Landing Page é a página que fazer a captação dos leads. No caso dos e-books, por exemplo, cada e-book deverá ter uma landing page específica.

Cada landing page contém um formulário em que a pessoa passa algumas informações simples e disponibiliza o e-mail.

Após o envio desse formulário, seu novo lead ganha acesso ao e-book, às newsletters, ao webinar, enfim, ao conteúdo que ele demonstrou interesse.

E vale lembrar que você pode aproveitar o e-mail que conseguiu para enviar conteúdos complementares, dessa forma você já capacita melhor o seu lead.

Disponibilizando um período de teste do seu produto

Outra boa forma de captar leads é oferecendo um período de teste gratuito. Por ser gratuito, um consumidor que tenha um mínimo de interesse irá querer experimentar, e para isso, obviamente terá que disponibilizar seu e-mail.

Se o seu produto é de qualidade, as chances do consumidor gostar e querer continuar utilizando após o período de teste são muito altas.

Se acabar o período de teste gratuito e seu lead não quiser fechar negócio, você já pode aplicar uma pesquisa com ele para tentar o entender o porquê.

Dessa forma, se algo no produto desagradou o possível cliente, você pode melhorar para o próximo lead que chegar.

Realizando consultorias gratuitas

Qual a melhor forma de se mostrar como autoridade se não dando consultorias?

As consultorias são uma excelente maneira de captar leads e também de qualificá-los.

Você mostrará ao consumidor quais são as soluções possíveis para a dor dele. Claro que o produto que você vende se enquadrará em uma das soluções.

Após uma sessão de consultoria, o lead pode inclusive já sair testando o produto gratuitamente, o que aumentará suas chances de fechar negócio com você.

Interessante, não é? Nós acreditamos de verdade que utilizando essas técnicas você conseguirá captar leads de maneira ainda mais frequente.

Agora que você já sabe como captar leads, que tal entender como funciona um fluxo de cadência? Ele é utilizado para fazer a nutrição dos leads dentro do funil de vendas. Leia Fluxo de cadência: 5 dúvidas que (quase) todo mundo tem!

Fernanda Fonseca

Fernanda Fonseca

Como Relações Públicas e CMO da Mais.im, meu desafio diário é entender como a comunicação pode ajudar (ou não) as empresas, mais especificamente os processos de Customer Success.

Leia Mais