Guia rápido das boas práticas de comunicação interna

Um bom posicionamento de marca começa dentro da própria empresa. Por isso, é preciso ter boas práticas de comunicação para construir uma marca forte internamente e depois apresentá-la ao mundo. Isso é muito importante pois são as pessoas que trabalham em nome da sua marca que representam tudo aquilo que você diz ser, seja nas redes sociais, nas revistas, nos jornais e em todos os meios de comunicação.

Mas como construir uma cultura organizacional forte, capaz de se propagar para o mercado? Quais os passos devo seguir para que meus funcionários entendam, vivenciem e amem o discurso da minha empresa? Fizemos um guia rápido com um passo a passo para te ajudar com boas práticas de comunicação interna. Confira:

**Primeiro passo: defina seu posicionamento **

Antes de mais nada você precisa ter muito claro qual é a missão, os valores e os objetivos da sua empresa. Portanto, reúna-se com os sócios e com os funcionários mais “velhos de casa” e coloque no papel todas essas informações. Discuta a razão da sua marca existir e nunca se esqueça da “essência” da sua empresa. Tenha em mente que um posicionamento forte, capaz de inspirar seus funcionários e seus clientes, começa aqui.

**Seja claro e se apresente aos seus colaboradores **

Crie uma apresentação da missão, valores e objetivos da sua empresa e a mostre para todos os novos funcionários na hora que eles pisarem na sua empresa pela primeira vez. Eles precisam saber, desde o primeiro dia, o que move a sua empresa. É assim que você constrói uma equipe motivada pelas mesmas razões que você, além de deixá-los informados do seu posicionamento. Assim eles serão capazes de reproduzi-lo para o mercado.

Crie uma cultura de comunicação

Muitas pequenas e médias empresas não sabem a importância da comunicação interna, nem sabem como começar a construir uma. Porém, saiba que a chave para o sucesso da comunicação interna é construir hábitos. Seja com um e-mail que será disparado semanalmente para as equipes, um mural de avisos na sala do café ou no formato digital como plano de fundo dos computadores dos colaboradores, um encontro mensal, etc.

Você pode implementar também ferramentas web como chats, grupos e fóruns de discussão entre as equipes, utilizando a tecnologia em favor de uma comunicação interna mais unificada e eficiente dentro da sua empresa. Cabe dizer que não é preciso investir muito dinheiro em comunicação interna, mas é crucial criar uma cultura interna de comunicar tudo que for importante para a empresa.

Seja transparente com sua equipe

As pessoas da sua equipe devem ser as primeiras pessoas a receberem todas as notícias da sua empresa. Então sempre que tiver alguma novidade conte tudo a elas, desde as decisões importantes da gestão até a apresentação de grandes campanhas de comunicação. Antes de qualquer notícia ou campanha ser veiculada, seus funcionários precisam ser informados para que eles possam ser embaixadores da sua empresa. Vale ressaltar que ser transparente aproximará os colaboradores da sua empresa e criará um laço de confiança e clareza, valores inestimáveis para sua marca.

Planeje-se e mensure os resultados

Para dar conta de tudo isso, é preciso planejar bem todas as atividades. Por isso, faça um diagnóstico da empresa, descubra quais são os meios de comunicação interna mais eficientes e invista neles.

Além disso, estabeleça bem os objetivos, crie metas e desenvolva um plano de ação comunicacional. Também invista em conteúdos de qualidade, ou seja, um bom texto para sua newsletter, uma imagem de qualidade para o cartaz no mural, etc.

Por fim, mensure os resultados. Faça-o através de pesquisas internas e descubra se todos estão acompanhando as notícias, se há algo para melhorar ou o que deve ser mantido.

Ter uma comunicação interna é muito importante para a manutenção de um bom relacionamento entre os colaboradores e a gestão da empresa. Agora que você já conta com as nossas dicas valiosas de como implementá-la na sua empresa, que tal começar? Se você já tem experiência com a implementação de alguma dessas ações, conte para a gente nos comentários. Queremos saber se você já tem boas práticas de comunicação na sua empresa, compartilhe conosco.