Blog corporativo: Como utilizar o seu para melhorar a imagem da sua empresa!

Quando se fala em blog corporativo, a maioria das pessoas pensa no aumento das vendas e do número de acessos ao site das empresas. Mas a ferramenta também pode ser destinada a outros fins, como, por exemplo, a comunicação interna e o aumento do engajamento dos funcionários. Quer saber como? Vamos te ajudar!

Como manter os funcionários engajados

Motivação e engajamento são duas palavras-chave quando o assunto é gestão de pessoas. Segundo pesquisa solicitada pela Dale Carnegie Training, empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas, apenas 25% dos funcionários emocionalmente envolvidos (engajados com sua instituição) consideraria trocar seu trabalho atual, mesmo a proposta recebida chegasse a 20% de seu salário atual. Além disso, uma pesquisa realizada pela Technorati com formadores de opinião na Internet, indicou que 86% desses líderes mantêm pelo menos um blog para esta tratativa.

Levando esses dois dados em consideração, não é difícil concluir que um gestor de pessoas deve investir em um blog corporativo para continuar engajando sua equipe. Afinal, apesar de existirem muitos fatores funcionais e emocionais que impactam diretamente no engajamento dos colaboradores, a relação com o supervisor imediato é um dos pontos mais importantes para a motivação. Esse supervisor deve se dedicar a partilhar conhecimentos e ouvir as respostas, por comentários na ferramenta ou pessoalmente, dos colaboradores. Por isso, o blog corporativo é um canal prático e eficaz: o líder partilha o conhecimento em textos e recebe o feedback dos funcionários nos comentários e enquetes que podem ser lançadas na plataforma.

Comunicação rápida e fácil entre empresa e colaborador

Um blog corporativo interno é uma importante ferramenta de comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Ele pode ser mais prático que e-mails, além de servir, também, para reforçar a imagem da empresa junto aos funcionários. Textos que prezem pelos valores e cultura da corporação são mais facilmente assimilados quando publicados na ferramenta. Isso porque o blog, além de armazenar as publicações em um único canal, possibilita a qualquer colaborador que tenha interesse em saber mais sobre os temas estratégicos da organização acompanhe a discussão em ordem cronológica e organizada. Assim, o conhecimento adquirido é incorporado, bem como o histórico das conversas e decisões (para consultas posteriores).

Interação direta: feedbacks em tempo real

Outro ponto valioso na manutenção de um blog corporativo interno é a questão da interação direta. Por meio dos comentários e das respostas aos textos publicados (seja pelo líder, seja pela corporação), os chefes podem conhecer melhor a opinião dos colaboradores. Assim, eles conseguem entender as exigências e as percepções dos funcionários e podem se mostrar mais conscientes do clima organizacional, agindo pontualmente no ambiente offline caso surja algum problema ou algum comentário mais crítico no blog.

Otimização de tempo nas reuniões

Outro ponto interessante dos blogs corporativos é a otimização das reuniões. A possibilidade de se adiantar os temas, dúvidas e as propostas a serem discutidas reduz muito o tempo gasto com reuniões, quando não elimina a necessidade das mesmas. Isso porque, com o blog, os envolvidos debatem os assuntos sem precisar sair de suas estações de trabalho e, muitas vezes, chegam a consensos sem precisar de um encontro.

A difusão do conhecimento e o nivelamento das informações entre os funcionários é outro ponto que pode otimizar as reuniões. Afinal, todo o conhecimento que for de interesse do colaborador, conforme a estratégia da empresa, estará publicado no blog ficando à disposição para consulta durante todo o tempo. Os alinhamentos também passam a ser mais pontuais e direcionados, uma vez que a maioria dos colaboradores já têm acesso às informações por meio da plataforma.

Aproveite os benefícios que o blog corporativo traz à gestão para manter a imagem da sua empresa positiva perante seus funcionários. Certamente, com toda esta preocupação em mantê-los informados, otimização do tempo de trabalho, melhoria da comunicação entre as pontas e dos processos da empresa a partir da colaboração, eles não somente terão a certeza de que trabalham em uma excelente organização, como também fomentarão esta imagem positiva a todos do seu ciclo de convivência.

Sua empresa já utiliza o blog como ferramenta de comunicação interna? Qual sua opinião sobre ele e de que forma você usa este recurso para conversar com os colaboradores? Deixe seu comentário!