Aprenda a avaliar se a comunicação interna está ajudando ou atrapalhando a sua empresa a crescer

Avaliar o desempenho de uma estratégia de comunicação interna não é algo fácil, mas é importantíssimo para sua estratégia, para o crescimento da sua empresa e para a conquista de seus objetivos.

Se você não tem ideia de como descobrir se sua comunicação interna está caminhando na direção certa, este post é para você. Vamos apontar por que avaliar sua estratégia de comunicação é importante e mostrar que realizar esta avaliação não é um bicho de sete cabeças. Confira!

Avaliar é preciso

Não adianta investir muito em comunicação interna, realizar todas as ações determinadas e estar sempre conversando com seus colaboradores, se você não tem os resultados do seu esforço de comunicação. É com os resultados que você vai descobrir se está realmente no caminho certo, e, se não estiver, poder se preparar para mudar a direção.

Essa avaliação é importante, pois desconstrói argumentos internos que não são baseados em fatos sólidos, mostra os pontos fortes e fracos da sua estratégia de comunicação e aponta insights importantes sobre a sua empresa que você nunca conseguiria enxergar sozinho. Além disso, faz seu investimento ficar mais inteligente. Se você estiver fazendo certo, então você está investindo certo. Caso contrário, você vai gastar seu dinheiro e não ter nenhum retorno.

Como avaliar a comunicação interna da sua empresa?

A pesquisa é a principal maneira de avaliar uma comunicação. Você precisa perguntar ao seu público-alvo, no caso seus colaboradores, como eles percebem seus esforços de comunicação. E existem infinitas possibilidades de realizar uma pesquisa interna, e uma, com certeza, vai se encaixar melhor na sua realidade. Confira agora três opções de pesquisa.

Conversa

Você não precisa de muito para realizar uma pesquisa. Sente-se com seus funcionários e faça perguntas simples para eles, tais como: você recebe todos os comunicados internos? Você vê nosso canal interno de TV? O que você acha da linguagem? Uma simples conversa pode surpreender você.

Pesquisa paga

Existe a possibilidade de contratar uma empresa para realizar uma pesquisa interna para você. Se você tiver a verba para investir nesta opção, invista. Uma pesquisa de um instituto sério é completa, precisa e rica em detalhes e insights que ajudarão a melhorar a comunicação da sua empresa.

Canais diversos de pesquisas

Você pode realizar outras ações internas para realizar sua pesquisa. Coloque formulários de perguntas nas áreas de convivência e incentive seus funcionários a respondê-las. Mande algumas perguntas por e-mail para todos os colaboradores. Se preferir, você pode até construir um formulário de pesquisa online através do Google Docs.

Com essas dicas, com certeza será mais fácil mensurar os esforços de comunicação interna. E você, já fez aluma pesquisa de comunicação na sua empresa? Qual de nossas dicas você achou mais relevante para o seu empreendimento? Deixe um comentário e participe da conversa!