4 formas de aumentar a produtividade da sua equipe

O sonho de qualquer gestor é poder contar com uma equipe engajada e produtiva, afinal, sem uma boa equipe uma empresa não é nada. No entanto, é importante lembrar que de nada adianta exigir produtividade da sua equipe se você não colabora para isso, certo? É preciso saber tomar as decisões corretas e ter a postura certa frente aos colaboradores, incentivando a criatividade. Quer conhecer algumas dicas para conseguir aumentar a produtividade da sua equipe? Então continue com a leitura!

Deixe as metas e objetivos bem claros

Nós sempre afirmamos aqui no blog que, para conseguir que os colaboradores alcancem suas metas e objetivos, é preciso que eles sejam claros e factíveis. De nada adianta traçar objetivos impossíveis de se realizar, como também não adianta saber onde um funcionário precisa chegar se isso não estiver claro para ele — afinal, ele é quem executará as tarefas. Portanto, deixe as metas e objetivos de todas as equipes, assim como as de todos os colaboradores, bem explícitas e claras. Não exite em responder qualquer dúvida que venha a surgir e mostre-se sempre aberto ao diálogo.

Invista em treinamento e qualificação

Se você quer que os seus funcionários se superem e sejam cada vez mais produtivos, é essencial fornecer possibilidades para isso. Que tal incentivá-los, por exemplo, a fazer algum curso ou especialização em uma área que contribua para o crescimento deles dentro da empresa? Tente fazer um convênio com a instituição, pagar uma parcela da mensalidade do curso ou, até mesmo, permitir que o seu funcionário saia uma hora mais cedo nos dias da especialização. Qualquer uma dessas atitudes e até mesmo outras que você pensar, serão muito valiosas na hora da decisão do seu funcionário sobre se qualificar.

Peça feedback constantemente

É muito importante que você, como gestor, profissional de Recursos Humanos ou mesmo dono da empresa, estabeleça frequentemente um diálogo com os colaboradores. Crie o hábito de conversar com eles de tempos em tempos para ouvir opiniões sobre o que está indo bem e o que deve ser melhorado dentro da empresa. Essa atitude, além de te fornecer feedbacks incríveis sobre como lidar com o seu negócio, ainda criarão nos funcionários um sentimento de valorização e de que a opinião deles é realmente importante.

Invista em comunicação interna

Hoje, a comunicação interna deve fazer parte de qualquer empresa, independentemente do tamanho, ramo ou idade. A comunicação interna ajuda não só a evitar ruídos e conversas mal explicadas, como também permite que o trabalho seja otimizado e tarefas simples deixem de demandar muito tempo dos colaboradores. Uma das alternativas é aderir à tecnologia e instalar um software de comunicação interna, que ofereça facilidade para os seus colaboradores e que também permita que a troca de informações seja feita de maneira rápida e prática.

É muito importante não só exigir, mas trambalhar para o aumento da produtividade da sua equipe. Tenha em mente que as suas atitudes têm todo o poder de transformar a maneira como os seus colaboradores se comportam e trazem valor para a empresa. Basta focar nestas dicas e incentivar os colaboradores cada vez mais. Você também tem alguma sugestão para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!