O atendimento já não é mais o suficiente

Mais do que ser atendidos, os clientes querem interagir com a marcas. O SAC 2.0 surgiu junto ao conceito de web 2.0, que propõe justamente um novo formato de organização da informação, onde marcas e pessoas, no mesmo local, podem dialogar e interagir entre elas.

O atendimento por si só, ficou obsoleto. O padrão pragmático de se atender os clientes que necessitavam de algum tipo de suporte, foi substituído por novos formatos de atendimento ao cliente.

O SAC 2.0 propõe um novo modelo de atendimento, não mais baseado em scripts, processos e etc, seu princípio básico é dialogar com o público para entender o problema buscando a melhor solução para os clientes. Desta forma, é importante planejar este novo formato de atendimento, focado no entendimento do problema e não mais no suporte a problemas.


Confira o que você vai aprender neste post:


Preparando sua equipe

Uma equipe de SAC 2.0 deve estar preparada para atender, interagir e dialogar com o público, entendo as dores do cliente que procurou o suporte e a partir deles desenvolver soluções individualizas dentro das propostas da empresa que está fornecendo o atendimento.

O time de atendimento deve ser capaz de atender de forma rápida e eficiente e, além disso, utilizando uma linguagem própria e não mais padrões de atendimento.

Por exemplo, o SAC 2.0 deve ser capaz de responder as demandas dos clientes, também em tempo real. As redes sociais são muito importantes neste processo, são através delas que o cliente pode ter seu acesso facilitado às organizações.

Implementando um novo sistema de atendimento

Afinal, o que preciso fazer então para desenvolver o SAC 2.0 na minha empresa?

A implementação deste modelo de atendimento exige uma preparação multidisciplinar, a sua equipe precisa estar capacitada para fazer atendimento mais estratégico. Sua empresa precisa se integrar para ser capaz de atender os clientes e resolver os problemas de forma rápida e eficiente.

  • Alinhamento da equipe: antes de mais nada, prepare sua equipe! Todos os consultores de atendimento devem conhecer bem sobre o negócio e que tipo de suporte podem gerar;
  • O suporte de um software de chat é essencial para centralizar a operação e facilitar o atendimento;
  • Presença nas redes sociais para realizar atendimento ao cliente através delas;
  • Desenvolver uma linguagem própria para atender os clientes de forma individualizada.

O poder das redes sociais no SAC 2.0

As redes sociais são ferramentas importantes para o trabalho do SAC 2.0. São através delas que o cliente pode fazer interações, sugestões e reclamações com empresas.

O suporte rápido e eficiente pode ser um importante fator para melhorar a reputação da sua empresa. Um bom posicionamento da equipe de SAC 2.0 nas redes sociais pode evitar crises e problemas gerados por comentários de clientes e consumidores.

É importante lembrar que o SAC 2.0 é diferente de Atendimento, nas plataformas digitais a equipe deve estar preparada para conversar com o público.

Pense no caso de um cliente, que tem uma reclamação de um produto ou serviço, ele pode ser facilmente identificado através dessas plataformas e contornar o problema através de um contato rápido e eficiente.

Através das redes sociais a equipe de atendimento tem uma facilidade de identificar essas ocorrências e atuar de forma muito mais rápida dialogando com o consumidor e amenizando as consequências que o problema com o produto ou serviço pode gerar.

Atendimento como estratégia de fidelização

Quando o meu atendimento se torna relacionamento?

O atendimento não deve ser lembrado apenas quando o cliente tem algum problema, ter um sistema pronto para receber clientes com dúvidas de uso ou qualquer outro tipo de dificuldade é uma estratégia eficiente de fidelização.

Você sabia que é muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo?

Sabendo disso, seu CRM (Customer Relationship Management) precisa pensar e desenvolver uma estratégia de atendimento.

Pesquisas indicam que o atendimento ao cliente é um dos principais responsáveis pela satisfação do mesmo, então, se você pensa em desenvolver estratégias efetivas de fidelização é importante pensar em ter boas práticas de atendimento.

Plataformas potencializam seu atendimento

Além das redes sociais, a melhor plataforma para ser usada por um time de SAC 2.0, são as ferramentas de chat para seu site. É importante salientar que seu cliente quando tem qualquer questionamento ou problema, vai sempre procurar a forma mais rápida de chegar até sua equipe de atendimento.

Essa jornada, até o atendimento, também é um fator essencial do sucesso da sua equipe. O SAC 2.0 exige o uso de plataformas e ferramentas que facilitem a chegada desses clientes, e também, que possibilitem uma integração com outras áreas da sua empresa.

É importante entendermos que o atendimento ao cliente evoluiu, os problemas precisam ser resolvidos.

Sim, o SAC 2.0 é muito importante para sua empresa

Empresas que utilizam do SAC 2.0 como principal ferramenta de comunicação com o público, tem melhores resultados em seus antedimentos ao cliente. O suporte é um importante fator para a fidelização.

Atender seu cliente de forma rápida e eficiente além de garantir melhores resultados no uso do seu produto ou serviço, evita reclamações da sua empresa, o suporte é um dos serviços com o maior índice de satisfação entre os consumidores. Transforme este problema em oportunidade para o seu negócio.

Para que sua empresa se destaque neste formato de atendimento, é essencial que você prepare sua equipe para interagir com seus clientes e criar relações humanizadas através das plataformas de comunicação.

O uso de plataformas e ferramentas é essencial para que seu serviço de SAC 2.0 seja efetivo, a usabilidade deste suporte é crucial para o sucesso do trabalho da sua equipe.

Quer aprender mais sobre SAC 2.0 ? Assine o Blog Mais.im.