Como ter um ambiente corporativo que estimule a criatividade

Se você acha que poder contar com ambientes corporativos mais abertos e livres para estimular a criatividade é coisa de empresas grandes ou de startups, temos uma notícia: qualquer empresa pode — e mais do que isso, deve! — contar com essa estratégia para aumentar a produtividade e criatividade dos colaboradores, independentemente do ramo ou tamanho do negócio. E para te ajudar a implementar essa estratégia na sua empresa trouxemos algumas dicas muito práticas e importantes que farão da sua empresa uma verdadeira estimuladora de boas ideias! Confira!

Capriche na iluminação

Caprichar na iluminação é essencial para manter o lugar confortável e propenso à criação e produtividade. Imagine que quando você está no seu quarto, por exemplo, com a luz apagada ou com pouca luz, você começa a sentir aquela sensação de preguiça e vontade de dormir; ao passo que, quando as luzes estão acesas e o ambiente está claro, você acaba sendo despertado e tende a ser mais produtivo. O mesmo acontece no ambiente corporativo. Se os seus funcionários são obrigados a trabalhar sob pouca luz, ou com uma iluminação ruim, eles certamente não serão tão produtivos quando poderiam. Portanto, capriche na iluminação, invista em pequenos pontos de luz e luminárias espalhadas pelo espaço para que o ambiente fique agradável e propício à criatividade.

Ofereça lanches variados

Os lanches que a sua empresa oferece aos colaboradores não passam das mesmas bolachas e cafezinho de sempre? Se a sua resposta for sim, ponto negativo para você! A alimentação consegue influenciar bastante na produção das pessoas. Que tal inovar e oferecer frutas, sanduíches e — por que não? — doces e chocolates para os seus funcionários? Não encare isso como um gasto, mas sim como um investimento, pois aumentará a sensação de bem-estar das pessoas que trabalham com você. Podendo saborear um docinho, uma fruta ou algum alimento diferente, os seus funcionários se sentirão mais confortáveis onde estão e, consequentemente, trabalharão melhor!

Providencie um espaço para descanso

Você já deve ter visto na televisão ou na internet empresas que oferecem espaços grandes e sofisticados para os colaboradores descansarem às vezes, não é mesmo? Esses espaços costumam ter brinquedos, videogames, grandes televisões etc. Mas o que temos a dizer é que você não precisa de tanto! Basta ter um espaço agradável com algumas poltronas, almofadas ou, quem sabe, uma rede para que os seus colaboradores possam deitar e descansar um pouco durante o expediente. Mais uma vez vale a pena reforçar: isso não é gasto ou perda de tempo. Pelo contrário: é uma estratégia para deixar os colaboradores mais confortáveis e propensos a produzir mais quando voltarem ao trabalho.

É claro que isso precisa ser bem conversado e combinado com os funcionários para que não perca a essência, mas, na maioria dos casos, a confiança entre colaborador e funcionário sobressai a prática funciona mais do que bem.

Deixe o ambiente agradável e bonito

Ninguém gosta de trabalhar em um lugar feio ou que não inspire alegria. A ideia é deixar o ambiente de trabalho o mais agradável possível. Use cores claras e algumas texturas coloridas na parede, sem optar por tons escuros demais. Coloque alguns quadros bonitos na parede, espalhe vasos de plantas ao longo do escritório e coloque mensagens de estímulo à criatividade e alegria nos murais. Ambiente agradável é essencial para o aumento da produtividade. Confira também o nosso post “6 dicas para deixar o escritório mais agradável”.

Essas são apenas algumas das inúmeras maneiras de estimular a criatividade que você pode adotar na sua empresa para estimular a criatividade. Basta analisar o perfil dos seus colaboradores, ver o que eles mais gostam de fazer e em que situações eles produzem mais e melhor e pensar em como adotar práticas que contribuam para isso. Se você tiver alguma sugestão interessante não deixe de escrever e compartilhar com a gente através dos comentários!