Como ter um ambiente de trabalho ideal para um time campeão

A produtividade de uma empresa depende em grande parte do empenho e da dedicação de seus funcionários para se chegar aos resultados esperados. Uma equipe satisfeita, bem integrada e ciente de suas metas pode colaborar significativamente para o crescimento da empresa e para o reconhecimento da marca.

Uma equipe desgastada demonstra pouca disposição para correr atrás de uma performance exemplar, podendo comprometer até mesmo o rendimento geral da empresa. Por isso, um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam bem, confortáveis e incentivadas é primordial para um bom desempenho.

Embora muitas pessoas tragam a ideia de que o ambiente de trabalho ideal está ligado à estrutura, como salas de jogos, cômodos coloridos e ambientes relaxantes, há outras coisas mais importantes e que realmente fazem a diferença na produtividade dos funcionários. Quer saber que pontos são esses? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Valorize as pessoas

Pessoas não são como máquinas, e apresentam comportamentos e personalidades diferentes a cada contexto. Empresas de sucesso geralmente trabalham com pessoas sérias e qualificadas, aumentando, assim, a necessidade de profissionais comprometidos e que criem um vínculo com a empresa. Um time bem integrado se deve também à gratidão, ao reconhecimento e ao investimento que os empreendedores depositam nelas. Assim como as empresas, os bons funcionários também buscam ambientes de trabalho onde irão se sentir satisfeitos. Por isso, criar uma boa reputação entre os funcionários é também uma forma de atrair bons profissionais.

A transparência nas relações, trazendo claras expectativas daquilo que se pretende, desenhando os objetivos com eficiência traz tranquilidade e cumplicidade ao funcionário. Da mesma forma traçar um plano de carreira de acordo com o plano de expansão da empresa, é uma forma de proporcionar a mobilidade dentro da empresa. Que funcionário não quer receber uma proposta de crescimento, com novos desafios e tendo a responsabilidade reconhecida, não é mesmo? Dar oportunidade de crescimento e aprendizagem é um estimulante muito eficiente.

Crie canais de comunicação

Além de uma boa relação com os funcionários é necessário também criar iniciativas e espaços para que eles participem ativamente da resolução dos problemas da empresa e também tenham onde manifestar suas críticas. Essa é uma maneira de aproximar as pessoas que também ampliam as possibilidades criativas da empresa e todos têm a ganhar. Com a criação desses espaços, as intrigas e fofocas que geralmente atrapalham a integração a equipe tendem a diminuir, quando não a desaparecer. Abrindo este canal de comunicação dentro da empresa, se evita o desgaste das relações internas e se previne maiores problemas.

Mapeie os pontos problemáticos para um bom ambiente de trabalho

Quando a empresa passa por alguma crise, que envolve pontos de conflito muito agudos que acometem a produtividade, é necessário tomar as rédeas da equipe e propor um novo modelo de estrutura. Analise com cuidado os procedimentos colocados pelo líder, questionando o que deles pode suscitar desentendimentos. Mapeando aquilo que está instável ou em desalinho, fica mais fácil identificar e traçar soluções possíveis para contornar mal-entendidos. Se houver alguma pessoa que se demonstra muito insatisfeita, colocando o bem-estar em risco, talvez seja o caso de uma conversa franca e amigável para reestabelecer o bom clima no ambiente de trabalho.

Há muitos recursos para promover o bem-estar da equipe e conseguir ter um ambiente de trabalho campeão. No entanto, a boa comunicação assim como as formas de reconhecimento do desempenho dos funcionários proporcionam às pessoas criar uma relação mais forte de comprometimento com a empresa. Ao implementar qualquer mudança na empresa, é importante deixar traçado aquilo que se espera do desempenho da equipe, para que não seja confundida liberdade com falta de seriedade.

E então, está pronto para agir? Se você ficou com alguma coisa escreva para nós através dos comentários!