6 motivos para adotar um sistema de comunicação interna

Os processos de qualquer empresa, independentemente do segmento, devem estar centrados na comunicação de qualidade, pois é justamente a comunicação que é responsável por nortear as ações, direcionar os funcionários, estreitar os laços interpessoais e ajudar na geração de resultados efetivos para o negócio. Por outro lado, quando a comunicação é ineficiente, é bem provável que o ambiente corporativo fique exposto a problemas de convivência, mal-entendidos, erros de execução, informações distorcidas, falhas processuais, dentre outros. Se você não quer que isso aconteça na sua empresa, o ideal é investir em um bom sistema de comunicação interna. No post de hoje você vai conhecer alguns motivos para fazer isso agora mesmo! Confira!

Rapidez e praticidade:

Com um sistema de comunicação interna, a equipe da sua empresa pode se comunicar de forma prática e rápida, por meio de chats e videoconferências. Até mesmo as reuniões podem ser facilmente organizadas e conduzidas de modo que o tempo e os recursos sejam otimizados.

### **Discrição e segurança:**
Vale destacar que com um comunicador interno eficiente, é possível interagir com um grupo ou com colegas individualmente, o que garante a discrição nos diálogos e a segurança nos processos. Por falar em segurança, o gestor pode controlar e gerir os usuários do sistema de comunicação, definindo permissões de acesso especiais para cada contato interno e externo.

Aumento da produtividade:

O comunicador também é um eficiente aliado da produtividade, pois ajuda os profissionais a trabalharem mais e melhor, através de uma comunicação ágil, dinâmica e eficiente. Com o sistema de comunicação interna, dá para fazer conferências com vários usuários, enviar mensagens coletivas e individuais, além de formalizar instruções, comunicados e informações por meio de murais online. Isso faz as equipes ganharem tempo, torna a comunicação mais acessível, além de reduzir as chances de erro na execução das tarefas.

Facilidade na delegação e gerenciamento de tarefas:

Além de todos os outros benefícios, o sistema de comunicação é uma ferramenta que facilita na hora delegação e gerenciamento de tarefas. Alguns comunicadores contam com agenda de compromissos coletivos e individuais, murais eletrônicos, transferência de arquivos etc.

Promoção da colaboração na empresa:

Vivemos na era da comunicação, do compartilhamento e da colaboração. Os sistemas de comunicação interna se utilizam desses três eixos e podem ajudar a promover não só a interatividade entre os usuários, como também o auxílio mútuo através de espaços próprios para a discussão de ideias, sugestões, comentários, opiniões, esclarecimento de dúvidas em fóruns e assim por diante.

Possibilidade de interação com outras empresas

Além de ajudar a fortalecer e melhorar a comunicação entre os funcionários, os sistemas de comunicação podem ser usados para estreitar os laços com os fornecedores, clientes corporativos e parceiros comerciais. Nesse caso, usuários externos podem ser autorizados na Rede Corporativa de comunicação da sua empresa, basta que os administradores liberem o acesso.

Viu como não faltam razões para adotar um bom sistema de comunicação interna? Você está disposto a investir nessa ferramenta? Conte pra nós através dos comentários! Saiba que essa decisão pode impactar positivamente na produtividade e nos relacionamentos na sua empresa!