Como se tornar admirado pelos seus colaboradores

Um bom líder consegue incentivar o aprendizado e, consequentemente, a produtividade da equipe. Ganhar a simpatia dos funcionários e ser admirado por eles é muito mais benéfico do que apenas garantir um bom relacionamento: faz com que o ambiente de trabalho seja um incentivador da produtividade, afinal os seus colaboradores têm ali alguém em quem se inspirar.

Mas para que tudo isso funcione é preciso liderar de acordo e tomar as atitudes certas. Quer ficar por dentro de algumas dicas sobre como se tornar admirado pelos seus colaboradores? Continue de olho neste post!

Não sobrecarregue a equipe

É claro que você quer que a sua equipe seja muito produtiva e consiga aumentar essa produtividade cada vez mais. Mas é preciso ter bom senso para que os seus funcionários não fiquem sobrecarregados e acabem prejudicando a qualidade do trabalho em função da quantidade. Saiba dividir bem as tarefas e, se perceber que há muita demanda para poucos colaboradores, não hesite em contratar!

Dê feedback constantemente

O feedback é essencial não só para que os seus colaboradores se sintam apoiados e supervisionados por alguém de confiança, mas também para que eles possam melhorar sempre. Imagine que, quando você mostra o que tem dado certo e o que precisa melhorar, deixando claro quais caminhos seguir para isso, os seus funcionários conseguem saber exatamente onde mirar para continuar em busca de melhoria. E isso faz toda a diferença com relação ao que eles pensam de você. Afinal ser o líder que mostra o caminho e apoia os colaboradores é muito mais adequado do que ser o chefe que apenas ordena, não é mesmo?

Uma das formas de se tornar — e se manter — admirado pelos colaboradores é adotando uma postura aberta com eles. Mostre-se sempre disposto a ajudar, tirar dúvidas, ensinar e, principalmente, ouvir. Isso é essencial para a construção de uma boa relação entre você e os seus funcionários e também contribui para que você capte informações importantes deles, sobre o que tem funcionado, o que eles acham que poderia melhorar e de que maneira fazer isso.

Não trate os funcionários de maneira diferente

Um bom líder sabe que, ainda que um funcionário seja mais produtivo do que o outro, o tratamento deles deve ser igual. Não estamos dizendo que você deve fechar os olhos, por exemplo, para funcionários que enrolam no trabalho ou que não realizam as atividades de maneira correta, mas sim que você deve saber tratá-los da mesma forma quando estiverem em uma mesma situação. Por exemplo: nas reuniões você sempre dá ouvidos ao funcionário típico do “funcionário do mês”, mas, quando aquele que nunca se pronuncia resolve dar uma opinião e você não dá importância. Essa é uma conduta mais do que errada que pode, inclusive, afetar a autoestima e produtividade dos seus colaboradores. Portanto, saiba ser justo e tratar todos de maneira igual!

E então, você tem usado essas estratégias para ser admirado por seus colaboradores? Tem outras dicas para compartilhar? Deixe o seu comentário!