4 ideias de ações de comunicação interna que promovem a integração da sua equipe

Uma empresa com uma comunicação interna eficiente garante a integração entre seus funcionários e, consequentemente, aumenta a produtividade e melhora constantemente os seus processos. Por esse motivo, promover ações que otimizem a comunicação em sua empresa deve ser uma de suas prioridades administrativas.

Vale ressaltar que quando os funcionários interagem bem, as equipes trabalham em sintonia com os outros setores da empresa e se motivam ainda mais para alcançar os objetivos da organização. Assim, você investe num ambiente de trabalho mais agradável e funcional e, consequentemente, obtém mais eficiência e produtividade por parte dos colaboradores. Conheça a seguir 4 ações de comunicação interna que você deve implantar em sua organização e veja como essas ideias trazem vantagens competitivas para o seu negócio.

Utilize um mural eletrônico

Um mural em ambiente virtual, que todos os funcionários possam visualizar ao mesmo tempo e de onde estiverem, ajuda muito a promover a comunicação interna da sua organização. Quando a empresa utiliza murais físicos para transmitir informações de gestores a funcionários e também entre os colaboradores, corre-se o risco de nem todas as pessoas visualizarem os comunicados com a rapidez necessária.

Já em um mural eletrônico, todos têm acesso instantâneo às informações, o que facilita e agiliza a comunicação interna. Do mesmo modo, o mural eletrônico permite também que arquivos maiores sejam transferidos e divulgados na empresa. Assim, todas as equipes ficam atualizadas igualmente e a possibilidade de não cumprir alguma tarefa por não ter sido informado a tempo, por exemplo, é praticamente zero.

Crie tópicos para discussão

Por meio de um fórum de discussão, levante tópicos sobre a empresa e a respeito dos processos de trabalho para que os funcionários possam manifestar suas opiniões e trocar ideias com os colegas. Essa estratégia é muito útil para desenvolver a integração dentro das equipes e também para promover melhorias nas operações. Com esse recurso, os colaboradores se sentem valorizados na empresa, pois suas ideias são ouvidas e levadas em consideração por todos. Por consequência, o time se tornará mais unido, motivado e também muito mais produtivo.

Ofereça um comunicador mobile

Quando alguns funcionários precisam trabalhar em locais distantes da empresa, eles não podem perder a comunicação com sua equipe. Neste caso, um comunicador mobile permite que os colaboradores desfrutem de todas as facilidades de um comunicador padrão, mas no seu smartphone ou tablet, onde quer que estejam. Ou seja, mesmo sem acesso a um computador, a equipe ainda poderá participar de chats com seus colegas, receber notificações, ler os comunicados e comentar nos fóruns de discussão.

Possibilite uma comunicação completa por chat

Para haver integração de funcionários, é necessário que a comunicação interna se dê em três vias: dos gestores para com os funcionários, dos funcionários para com os gestores e, especialmente, entre os colaboradores. Por isso, ter um chat em que os funcionários possam trocar informações rapidamente, sem precisar parar sua produção, é muito importante para agregar praticidade ao dia a dia do seu negócio. Dessa forma, um chat permite que se fale com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo e, assim, qualquer comunicação interna empresarial é feita de forma mais ágil, auxiliando na integração entre os colaboradores.

Sua empresa já utiliza algum desses recursos para a integração dos funcionários? Invista nessas ideias e tenha uma comunicação interna muito mais eficaz, refletindo em maior produtividade e, consequentemente, maior lucro para o seu negócio. Se você tem alguma outra dica para integrar as equipes, conte para a gente através dos comentários.