8 técnicas de criatividade para adotar em sua empresa!

A longevidade e sustentabilidade de uma empresa estão intimamente relacionadas à capacidade inventiva e criativa do negócio. É preciso que gestores e funcionários pensem fora da caixinha e busquem novas maneiras para solucionar os mesmos problemas.

Para algumas pessoas, a criatividade é um traço natural, mas a boa notícia é que essa característica pode ser desenvolvida a partir de estímulos, ou seja, as pessoas na sua empresa podem se tornar mais criativas, basta que convites sejam feitos para que elas saiam da inércia e da zona de conforto. Como fazer isso? Você descobre agora! Continue acompanhando!

Desafie!

Uma das melhores formas de desenvolver a criatividade na sua empresa é propor desafios. Lance metas e projetos aparentemente impossíveis de realizar e instigue os funcionários a correr atrás. Isso não quer dizer que os desafios devem ser pautados em prazos e objetivos inatingíveis. Quer dizer apenas que eles devem ser diferentes das tarefas às quais os colaboradores estão habituados.

Torne o ambiente inspirador

Impossível haver criatividade sem inspiração. Sendo assim, é importante pensar em novas maneiras de inspirar seus colaboradores. Um ambiente agradável, com referências artísticas, decoração criativa, painéis de inspiração, vídeos surpreendentes e clima organizacional harmonioso são essenciais para que o trabalho criativo flua.

Mude as formas de expressão

A mudança, por si só, é uma mola propulsora para a criatividade. Vale a pena investir em transformações, sobretudo, nas maneiras de expressão. Diminua a frequência de reuniões tradicionais e invista em murais informativos, tempestade de ideias via videoconferência, plataformas de comunicação interna, mural de ideias e sugestões, entre outros.

Incentive os projetos pessoais

Apesar de o foco nas empresas ser o trabalho coletivo, para elevar o poder criativo do grupo, é necessário que você estimule os colaboradores a investirem em seus projetos pessoais. Isso é indispensável para que o profissional atinja o equilíbrio entre sua vida pessoal e seu trabalho. Com isso, sua mente fica motivada e arejada para criar.

Coloque plantas na empresa

A natureza inspira e, se não dá para levar seus profissionais para trabalharem em um parque ecológico, que tal levar um toque de verde para o ambiente corporativo?

Isso é extremamente estimulante, mantém a mente fresca e ajuda diretamente na criatividade, pois além de inspiradora, a natureza é relaxante e revigorante.

Faça eventos

Manter o aspecto social e relacional ativo também ajuda no desenvolvimento e manutenção da criatividade. Happy hours, semanas de criatividade, loteria de ideias, eventos de socialização e sorteio de prêmios são algumas maneiras de deixar a equipe mais motivada e com a criatividade aguçada.

Combine ideias racionais e intuitivas

Ao promover um brainstorm, sempre peça sugestões racionais e intuitivas. Isso vai deixar os funcionários à vontade para opinarem, afinal, não serão julgados pelas ideias fora do convencional. No final das contas, é a mistura desses dois aspectos que pode realmente produzir ideias geniais.

Crie o cantinho da criatividade

Reserve um ambiente na empresa para criar. Esse espaço pode ter livros, gravuras, jogos, agenda criativa e vídeos. Aproveite para espalhar fotografias dos funcionários quando eram crianças. Isso ajuda a despertar não apenas a criatividade, mas também a espontaneidade e conforto.

E então, você vai adotar essas dicas na sua empresa? Se você também tem alguma sugestão para compartilhar escreva para nós através dos comentários!