7 indicadores de comunicação interna para analisar a partir de hoje

Aqui no blog do Mais.im, nós já te mostramos a importância de integrar a comunicação da sua empresa. Entre as vantagens, está a otimização da comunicação interna, que gera inúmeros benefícios para a produtividade e o gerenciamento dos processos. Se você já adotou um sistema de comunicação interna, está ótimo! Mas por acaso você já pensou ou usou indicadores de comunicação interna para comprovar a qualidade do fluxo de informações na sua organização?

“O que não é medido, não é gerenciado”. A citação dos autores da Metodologia BSC, Robert Kaplan e David Norton pode ser muito bem à aplicada à comunicação, que muitas vezes enxergada como um campo onde mensurar resultados é muito difícil, devido ao seu dinamismo e agilidade.

Mensurar os resultados da comunicação interna é essencial para garantir que a comunicação seja uma arma importante para um posicionamento estratégico de mercado. Ter indicadores de desempenho da comunicação interna é garantir o retorno de um investimento e poder entender se a ações traçadas estão cumprindo com os objetivos almejados.

Os indicadores de comunicação interna são importantes para que haja controle e manutenção do planejamento de comunicação da sua empresa. Mas como ter o controle desses indicadores? De forma natural, é claro.

Estabelecer indicadores de comunicação interna é um processo natural, que surge pelo relacionamento com a equipe, diálogo constante e gerenciamento dos processos produtivos. Monitorar a qualidade da comunicação interna é uma postura importante para entender o andamento das ações de comunicação e para munir-se de informações que são capazes de provar o valor estratégico da organização.

Para estabelecer indicadores eficientes é preciso identificar as métricas disponíveis e entender em quais contextos elas devem ser utilizadas. Por isso, vamos te dar uma forcinha apresentando 7 indicadores de comunicação interna para você analisar na sua empresa a partir de hoje. Vamos lá?

1)Processo

Os processos servem como indicadores a partir do momento em que estão sendo cumpridos em todas as suas conformidades pela equipe produtiva. Se a adequação aos processos está perfeita, significa que há maior retenção e entendendimento das mensagens, coerência, simetria, agilidade e transparência na transmissão de informações.

2)Motivação, produtividade e clima

A área de gestão de pessoas pode guardar muitos insumos para avaliar a qualidade da comunicação interna.

A motivação é um indicador extremamente importante! Se há maior engajamento das pessoas no trabalho e satisfação com as funções exercidas, certamente a comunicação está mais fluida, trazendo mais segurança no desempenho de atividades. Uma pesquisa realizada pela Right Management mostra que colaboradores motivados produzem até 50% mais.

A motivação, o aumento da produtividade, a queda dos ruídos e outros fatores podem ser avaliados pelo clima organizacional. Os resultados da Pesquisa de Clima constituem poderosos indicadores de comunicação interna ineficaz ou eficaz.

O clima organizacional envolve a percepção dos funcionários sobre a empresa, a execução da gestão e sua visão sobre as lideranças. O clima ainda envolve questões como relacionamento entre as equipes, a percepção sobre os salários e os benefícios oferecidos pela organização.

Já que a comunicação interna promove e otimiza ações que melhoram a percepção dos colaboradores acerca desses fatores, se a pesquisa de clima apresentar resultados positivos, significa que a comunicação interna está bem estruturada.

3)Estrutura e organização dos canais

A estrutura e a eficiência dos canais de comunicação são importantes indicadores de comunicação interna.

Esteja sempre atento ao desempenho dos seus canais internos de comunicação no que diz respeito à penetração, volume, periodicidade, distribuição, pertinência e até mesmo aparência. Se todos esses aspectos estiverem em alta, eles se tornam um excelente indício de uma comunicação interna de qualidade.

Telefone ligado, caixa de e-mails livres, comunicador ativado: aí a comunicação fica perfeita!

4)Produtos

Produtos e campanhas cujo público-alvo é o público interno também são um excelente indicador para mensurar a efetividade da comunicação no curto prazo.

Se os colaboradores demonstram satisfação com ações pequenas e pontuais, é sinal de que o fluxo de comunicação conseguiu ser ágil e objetivo.

5)Resultados do negócio como indicadores de comunicação de interna

Os resultados mercadológicos do seu negócios também são poderosos indicadores de comunicação interna. Questione-se: qual a influência da gestão da comunicação interna sobre as vendas, a satisfação dos clientes e otimização dos custos?

Uma comunicação interna eficaz permite que os funcionários produzam mais, logo, é possível alavancar as vendas e entregar produtos melhores e com maior custo/benefício para os clientes.

Clientes satisfeitos tornam-se um indicador na medida em que há uma equipe satisfeita. Quando a informação chega rápido à equipe produtiva, os membros se sentem mais respeitados e seguros. Logo, há o aumento do senso de pertencimento, colaborativismo e, consequentemente, uma produção de alta qualidade. A principal consequência disso tudo? Clientes mais satisfeitos e fidelizados. Logo, esse é um indicador indispensável para a comunicação interna.

Um colaborador bem informado produz melhor e, assim, ganha a simpatia dos clientes!

6)A gestão

Os resultados do processo de gestão também avaliam o grau de impacto exercido pela comunicação.

Isso é evidenciado na forma como os colaboradores entendem as práticas de gestão da empresa, percepção essa que é manifestada no clima organizacional, no entendimento de práticas de segurança, processos de qualidade, valores e outros elementos da cultura organizacional.

7)Lideranças

O desempenho das lideranças e seu relacionamento com os colaboradores também são poderosos indicadores de comunicação interna.

Se os líderes estão bem informados sobre os problemas e resultados apresentados pela equipe produtiva e conseguem transmitir as exigências e valores da organização, significa que a comunicação horizontal está transparente.

As lideranças são responsáveis também por estimular o engajamento dos colaboradores no trabalho, para que eles “vistam a camisa” da organização e se tornem os primeiros e maiores promotores da marca. Se isso ocorre no seu ambiente de trabalho, certamente há boa utilização eficiência de diversos recursos de comunicação.

Os indicadores de desempenho comunicação interna medem a efetividade de toda a área, no que diz respeito às suas ações, canais e campanhas. Mensurar a comunicação é entendê-la como parte essencial para o sucesso da estratégia da empresa. Os indicadores de comunicação interna também são indispensáveis para entender a quantidade ideal de recursos financeiros e humanos destinados ao trato da comunicação.

É ampla a variedade de indicadores de comunicação interna que podem ser implantados na sua empresa! No entanto, é essencial que os profissionais de comunicação entendam quais fatores exigem maior necessidade de mensuração para que os indicadores sejam os mais adequados à realidade do negócio.

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores indicadores de comunicação interna, que tal dar mais atenção ao seu setor de atendimento e vendas? Baixe o nosso e-book e veja tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelas redes sociais.