6 regras para um atendimento de sucesso

Este mês já falamos bastante sobre conceitos e a importância de se ter uma equipe de atendimento de excelência. É muito claro, mas parece que nem todos percebem, o atendimento é a chave de sucesso para o seu negócio.

O que você acredita estar por trás de um bom atendimento?

Simpatia é tudo. Se formos além, evoluímos a ‘simpatia’ para ‘empatia’, se sua equipe estiver 100% preparada para se colocar no lugar do seu cliente, tenha certeza que seus resultados terão grandes saltos.

Nunca se esqueça, sua equipe de atendimento é a principal ferramenta de comunicação da sua empresa com o mercado, mesmo você investindo em diversas outras mídias, os maiores responsáveis pela construção da sua reputação, são os encarregados pelo seu atendimento.

Ainda não acredita no poder do atendimento? A TNS InterScience realizou uma pesquisa com 1.250 consumidores, e os resultados da análise demonstraram que 51% dos entrevistados prezam mais por um bom atendimento, do que a qualidade do produto.

Mas afinal, o que fazer então para realizar um bom atendimento?


Confira o que você vai aprender neste artigo:

1. Conhecer muito bem o seu negócio

2. Saiba a hora se apresentar

3. Aumente o campo de possibilidades

4. Sinceridade e alinhamento de expectativas

5. Pré e pós-venda

6. Disponibilidade


1. Conhecer muito bem o seu negócio

Para você apresentar um negócio, é necessário entender profundamente sobre ele, tanto o produto oferecido, quando aspectos culturais e mercadológicos. Isso tudo dá uma maior segurança para sua equipe conseguir solucionar todos questionamentos dos seus clientes;

Faça com que sua equipe seja capaz de convencer qualquer investidor sobre o valor do seu negócio, e aí sim, ela estará preparada para atender seus clientes.

2. Saiba a hora se apresentar

Você não se sente incomodado quando é abordado na rua por um vendedor?

Saber a hora e local exato para entrar em contato, abordar, ou oferecer algo para o seu cliente é importante.

Hoje os clientes são muito exigentes em relação aos negócios e produtos, pesquisam e esperam que as empresas ofereçam algum tipo de valor, antes mesmo de vender algo. Esteja ciente dessa jornada de compras e saiba o momento ideal para contato.

3. Aumente o campo de possibilidades

Você já ouviu falar do SAC 2.0? Falamos um pouco mais sobre essa tendência no Blog do Mais.im. O atendimento não é mais visto como uma série de processos, ele visa solucionar o problema do cliente e melhorar a experiência do mesmo com a marca.

A sua equipe de atendimento deve estar preparada para expandir as possibilidades durante um atendimento, seja na resolução de problemas, seja na negociação ou em um suporte cotidiano.

Mas expandir de que forma? Se seu cliente entra em contato com sua empresa, com o objetivo de sanar algum tipo de dúvida sobre um produto e você oferece um suporte a ele com o objetivo de explicar o uso, mostrar funcionalidades, negociar um desconto ou qualquer outra interação, a sua experiência de marca já se torna muito melhor.

4. Sinceridade e alinhamento de expectativas

Uma das premissas de um bom atendimento, é a sinceridade que o atendente tem com o cliente ou interessado, nenhum diálogo baseado em promessas sem fundamentos vai pra frente.

Centralize a sua solução na pessoa, sendo assim, não prometa bens ou melhorias que seu produto não conseguirá levar para ela.

Alinhe as expectativas, principalmente quanto ao uso e funcionalidades, mesmo que um possível cliente, procure deixar claro o que seu produto ou serviço é capaz de fazer e os resultados gerados

5. Pré e pós-venda

Muitas empresas pecam por terem falhas em processos de venda, principalmente quando elas centralizam suas estratégias para apenas uma das fases.

O seu atendimento deve ser capaz de atuar nas três fases de venda, dando a atenção necessária para cada um desses momentos. Uma das principais queixas de clientes, é o sentimento de abandono que eles têm depois da venda ser efetuada.

Estabeleça processos claros e como sua equipe de atendimento deverá atuar em cada um deles, qual deve ser a abordagem e como poderão aproveitar de cada contato com o cliente para evoluir na negociação ou fidelização.

6. Disponibilidade

Existe sentimento pior do que você ligar para alguém e não ser atendido?

Agora imagine o seu cliente, que investe uma quantia financeira na sua empresa em prol de uma solução para o negócio dele.

A sua equipe está presente em diversos canais e 100% disponível para atender seu cliente? Antes de pensar em expansão de clientes, lembre-se que é mais fácil e mais barato fidelizar um cliente ao invés de captar um.

Como você está marcando presença nos canais digitais para receber o seu cliente de forma fácil e rápida?

Seja antes de mais nada, um amigo do seu cliente, crie laços fortes e seu negócio estará assegurado.