5 razões para integrar a comunicação da sua empresa ainda hoje

Toda organização, independentemente do seu nicho de atuação, tem pelo menos dois públicos: o interno, formado pelos colaboradores e o externo, que corresponde aos clientes e parceiros. Em um mundo onde a internet propicia o bombardeamento de informações, garantir a atenção de todos os envolvidos em um processo de comunicação não é tarefa fácil.

Por isso, integrar a comunicação interna e externa da sua empresa pode ser a melhor solução para alcançar resultados ainda melhores.

A satisfação dos clientes é influenciada por produtos de qualidade e por um atendimento eficiente. E por trás dessas boas entregas está uma equipe de colaboradores bem informada sobre os processos da empresa.

Quando a comunicação não é transparente, é muito difícilalinhar asexpectativas do público externo com a as atividades do público interno. Quando não há integração entre a comunicação externa e a interna, uma empresa pode causar mal-entendidos e desencontros entre as vontades do cliente e a preparação do funcionário.

Investir em uma comunicação integrada é estar disposto a entregar melhores produtos e serviços e, assim, garantir a credibilidade da sua marca para todos os públicos.

Pronto para arrancar sorrisos de clientes, colaboradores e parceiros? Então entenda as razões para integrar a comunicação da sua empresa ainda hoje!

Razão 1: O extermínio dos ruídos

Pense na seguinte situação: sua empresa encontra um problema em um determinado produto e comunica aos clientes que ele será retirado de circulação.

No entanto, você repassa a informação para o setor de vendas e, nesse momento, nem todos estavam presentes. Então, nos próximos dias, alguns vendedores continuam vendendo e negociando o tal produto. Logo, um cliente se interessa mas não consegue adquirir o produto, já que o mesmo não está mais sendo vendido.

Até que todo o mal entendido seja resolvido, seu cliente fica insatisfeito e acusa sua empresa de falta de profissionalismo. O funcionário, por sua vez, também fica incomodado e perdido em meio a esse caos.

Isso seria um problemão, não é mesmo? E onde está a raiz de tamanha confusão? No ruído e nas falhas de comunicação.

Quando você escolhe integrar a comunicação interna e externa da sua empresa, você mantém todos os membros da equipe produtiva e do atendimento informados sobre eventuais problemas, novidades e também sobre as exigências do cliente.

Informações são recursos valiosos em todos os níveis organizacionais: operacional, administrativo e estratégico. Quando a equipe produtiva entende melhor suas demandas e processos, a produção melhora na qualidade, o gerenciamento dos processos fica mais fácil e, consequentemente, há melhora no atendimento e na produção, o que garante o crescimento do poder de mercado da organização.

Cerca de 80% dos problemas corporativos têm origem nos ruídos. Diante desse dado, os gestores estão enxergando a comunicação como uma área de importância estratégica na empresa, ou seja, entendendo seus recursos como investimento e não como custo.  

Quando você integra todos os processos, reuniões e decisões ficam mais transparentes, evitando falhas , desconfianças ou equívocos por parte dos colaboradores ou clientes.

Os ruídos e as falhas de comunicação afetam (e muito!) a motivação dos colaboradores

Razão 2: Melhor desempenho e produtividade

A empresa que adota um sistema de comunicação integrada garante que as exigências dos clientes e parceiros cheguem com rapidez e maior precisão até a equipe produtiva.

Ter um canal de comunicação único para clientes, parceiros e colaboradores propicia mais e melhores insights para o aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Quando os colaboradores estão bem informados, eles se sentem mais seguros para desenvolver suas atividades. Afinal, têm domínio das etapas do projeto e passam a entender melhor as exigências e necessidades de cada cliente. Uma equipe bem informada irá prezar cumprimento de prazos e atenção aos requisitos de um projetos.

Ou seja, a comunicação integrada melhora diretamente o nível de satisfação e a produtividade do público interno.

Razão 3: Satisfação dos clientes

Se com a comunicação integrada os colaboradores têm insumos para produzir mais e melhor, com certeza os clientes serão muito beneficiados.

Quando o cliente recebe produtos adequados às conformidades e às suas exigências, seu nível de satisfação com a entrega e com o atendimento oferecido pela empresa cresce.

Uma comunicação mais integrada facilita também o contato entre o atendimento e o cliente, bem como o suporte às dúvidas e reclamações. Quando um cliente é atendido com maior atenção e têm seu problema sanado rapidamente, a chance dele se tornar fiel à sua marca e sentir-se mais confortável de buscar ajuda mais vezes é ainda maior.

Razão 4: Credibilidade da marca

Quando você escolhe integrar a comunicação da sua empresa, você está alinhando o discurso para três segmentos: institucional, interno e mercadológico. Uma comunicação centralizada evita que você seja mais incisivo com os colaboradores e menos convincente com os clientes, por exemplo.

A comunicação integrada consolida e agrega valor à marca, a medida em que unifica os discursos e públicos, conseguindo assim, transmitir uma única e positiva imagem da empresa para os seus diversos receptores.

Com a transparência de informações, requisitos, exigências e processos da empresa, os relacionamentos entre os profissionais tendem a ser mais sólidos, já que há mais diálogo e colaboração em torno de um mesmo objetivo.

A comunicação integrada unifica diferentes setores da empresa em busca de um objetivo comum: a satisfação e a fidelização do cliente.

Integrar a comunicação é o melhor caminho para obter um atendimento eficiente e garantir entregas de melhor qualidade.

Resumindo: quando você alinha o discurso entre os diferentes públicos, gera uma equipe mais segura e clientes mais bem informados e satisfeitos. Quando todos os seus públicos estão felizes com os resultados e processos, a tendência é que haja uma visão positiva do seu negócio e o aumento da credibilidade da marca.

A comunicação integrada: o caminho para o relacionamento perfeito

Razão 5: Você economiza ao integrar a comunicação

As ferramentas de comunicação digital tomaram conta do mercado por sua agilidade na circulação de informações e sua riqueza de recursos tecnológicos.

Integrar a comunicação é poder adotar uma única ferramenta capaz de atender a todos os públicos.

A comunicação integrada, portanto, reduz os gastos com diferentes plataformas de atendimento e comunicação interna. Há ainda a economia no tempo de busca de informações, uma vez que tudo está concentrado em um só lugar.

Outra grande vantagem da integração está no atendimento. Uma ferramenta de comunicação integrada costuma beneficiar e agilizar o atendimento, o que é essencial para alavancar vendas.

O chat online, presente nesses softwares, possibilita o atendimento em tempo real. Quando o cliente encontra no seu site um canal eficiente para tirar dúvidas, é bem atendido e sabe onde encontrar ajuda, sua satisfação e a preferência pelos produtos da sua marca só aumenta.

Integrar a comunicação da sua empresa é o melhor caminho para aumentar o engajamento dos funcionários, gerar melhores entregas e fidelizar clientes. Quer melhorar ainda mais o seu relacionamento com o cliente? Aprenda e invista também em estratégias de SAC 2.0.

banner_ebook_sac_2-0