5 implementações para melhorar a gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos é uma tarefa difícil para a empresa e seus gestores, devido aos diferentes perfis de pessoas que estão inseridas em um ambiente empresarial e a constante mudança das características dos funcionários e do mercado de trabalho. No entanto, lidar de forma saudável com essas mudanças é um dos grandes requisitos para desenvolver e reter talentos na organização.

Para ajudar você, gestor, a melhorar a gestão de recursos humanos, listamos aqui 5 dicas de processos para implementar em sua empresa. Confira!

1. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional serve para fazer uma avaliação do ambiente de trabalho na visão do colaborador e identificar oportunidades de melhorias. Dessa forma, são criados planos de ação para melhorar a percepção que os funcionários têm do ambiente organizacional.

Quando o resultado é negativo, deve-se pensar em mudanças. Do contrário, a empresa provavelmente enfrentará problemas como queda de produtividade, desmotivação e rotatividade alta de funcionários, o que reflete no atendimento ao cliente e nos resultados da companhia.

2. Estabeleça metas

As metas são importantes para ajudar o funcionário a entender sua função no crescimento da empresa, o que seu chefe espera de seus resultados e também para ajudar o gestor a avaliar o trabalho de seus liderados.

Atendendo à regra do S.M.A.R.T. (relevante, específica, mensurável, alcançável e temporal), realize um estudo dos resultados alcançados pela organização, pelos concorrentes e pelos seus colaboradores nos últimos tempos, para definir melhor qual será a meta trabalhada.

3. Invista tempo no treinamento

O tempo investido em treinamento é um diferencial competitivo muito grande em relação aos concorrentes, pois resulta em uma equipe mais capacitada para desenvolver bem o trabalho. Quando os funcionários estão mais aptos a realizarem bem suas tarefas, eles trabalham mais motivados e se desgastam menos, pois têm capacidade de lidar com situações adversas.

O treinamento pode ser aplicado em pessoas recém-contratadas ou funcionários que precisam de uma reciclagem e devem ser realizados diante de resultados ruins e de novos procedimentos internos.

4. Realize avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho auxiliam a gestão de recursos humanos a tomar decisões sobre promoções, aumento de salário, desligamento, necessidade de treinamento e realocação de funções. Podem ser aplicadas em empresas de qualquer tamanho, sendo que seu resultado depende da forma com que os gestores aplicam essas avaliações e fornecem os feedbacks.

Devem ser realizadas periodicamente, seguindo critérios padronizados e seriedade na avaliação, resultando em uma equipe mais motivada pelo reconhecimento, maior produtividade e funcionários mais engajados.

5. Use software comunicador na gestão de recursos humanos

A comunicação é uma ferramenta imprescindível para o sucesso da gestão de recursos humanos, por isso, deve ser feito um investimento por parte da empresa para adquirir um software comunicador e eliminar de vez os ruídos causados pela má comunicação e otimizar os processos de forma geral. Assim, os gestores terão seus funcionários mais informados a respeito de novos procedimentos, novos produtos e serviços e resultados da empresa.

Como vimos, a gestão de recursos humanos pode ser melhorada a partir de processos contínuos e investimento por parte da empresa em seus colaboradores e em seus procedimentos, resultando em profissionais mais capacitados e em um diferencial competitivo para a organização.

E aí, gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter para se manter por dentro das novidades. Temos muito conteúdo para te ajudar a melhorar sua gestão de recursos humanos!