4 erros que podem arruinar uma venda

Vender não é uma tarefa fácil. E quando alguns detalhes do ciclo de vendas passam despercebidos, é difícil ter sucesso na finalização. O profissional de vendas precisa ter muita paciência, atenção  e o “dom” de ler a mente dos clientes para saber como agir. Tudo isso, sem esquecer das metas.

Um bom vendedor deve seguir alguns procedimentos simples, mas que quando deixados de lado, podem arruinar uma venda.  Nós separamos 4 erros comuns que podem prejudicar suas vendas. Confira:

Não se preparar para a conversa

Não fazer uma pesquisa aprofundada sobre os clientes é um erro grave, que leva ao fracasso.  O vendedor precisa conhecer bem o cliente, sua empresa e o mercado em que ela está inserida. É muito frustrante para um futuro cliente perceber que o vendedor não teve interesse em pesquisar sobre ele.

Além de conhecer o cliente, o vendedor também precisa conhecer muito bem o produto que está vendendo e tudo que a sua empresa tem a oferecer. Antes de começar o contato com clientes, estude bastante.

Não saber ouvir

O bom vendedor deve ter tudo sobre o cliente, a sua empresa e o produto que está oferecendo na ponta da língua, mas não é por isso que precisa falar o tempo todo e não ouvir o que o cliente tem a dizer. É fundamental ouvir tudo com atenção e entender bem para qual problema ele está buscando uma solução.

Existem algumas perguntas que o vendedor deve fazer para garantir que o cliente explique bem o que procura. E muitas vezes elas nem precisam ser feitas, o próprio cliente dá as respostas quando tem espaço para falar.

Não saber quando insistir

Se você ouviu bem o que o seu cliente tinha a dizer, tem todas as informações necessárias na ponta da língua, a venda parece estar encaminhada, mas de uma hora para outra ele começar a hesitar, não desista, esta é a sua hora!

Use o seu jogo de cintura e todas informações e estratégias que tem à mão para falar das vantagens e características do produto, o custo-benefício, compare o seu produto a outros similares. Se for necessário, compartilhe uma experiência de algum conhecido com esse produto, para garantir mais segurança a venda.

Não saber a hora de parar

Sabe aquele vendedor de roupas que quando não tem a calça que você está procurando na loja, te oferece uma bermuda, um cinto e uma camisa? Não seja esse vendedor. Mesmo quando você tem certeza que o seu produto é exatamente o que aquele cliente está buscando, talvez ele precise de um tempo para pensar melhor antes de fechar a compra.

Isso fica claro através palavras e expressões. Nesse caso, se coloque a disposição e dê o espaço que o cliente precisa.

Esses são alguns dos principais erros cometidos pelos vendedores, além de arruinar uma venda, eles podem fazer com que a empresa perca um cliente que já estava fidelizado. É fundamental treinar bem e motivar a sua equipe de vendas, para garantir o sucesso.

Você tem algum erro que não está nessa lista para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários.

Por Talita Maria